MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Reforço estratégico

Publicada em 06/04/2018

Os últimos dias sinalizaram o atual foco do governo do Rio Grande do Sul. Investir num setor reconhecidamente carente de infraestrutura, mas responsável por um dos pilares de campanha praticamente qualquer candidato a um cargo eletivo na atualidade, assim como cobrado por grande parte da população: a segurança pública.

Faz tempo que a estatística, ao menos em território gaúcho, demonstra a necessidade de mais investimentos. Há escassez de viaturas para garantir o chamado policiamento ostensivo, ao mesmo tempo em que falta agentes suficientes para acompanhar a elevação dos casos ilícitos. Perante essas duas simples constatações, a resposta exigida é imediatismo.

No momento atual, por outro lado, o Estado vem, digamos, tentando apresentar respaldo às demandas que surgem. Até ano passado, o foco, por assim dizer, foi a abertura de concursos para recuperar o efetivo e uma que outra medida paliativa. Senão em toda sua necessidade, ao menos para repor as recentes saídas de agentes que chegaram ao fim do seu ciclo de atividades. Contudo, tratando-se de um procedimento que leva tempo, até pelos requisitos existentes para oferecer o aval às contratações, outros mecanismos precisaram ser expostos.

Nesta semana, por exemplo, a aquisição de novos veículos para a Brigada Militar, dos quais, até onde se sabe, quatro foram destinados para a região da Campanha, e o anúncio de novos equipamentos para a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) assinalaram o objetivo do governo. Reforçar o setor de forma estratégica. Para complementar este cenário, vive-se, agora, a expectativa de mais um processo seletivo, desta vez destinado à contratação de delegados, função fundamental para o planejamento e a boa execução de qualquer operação policial.

Pode ser que, com as atuais medidas, as forças policiais recuperem o fôlego para enfrentar a recorrente e crescente criminalidade. Os resultados, porém, é que demonstrarão se as atuais definições foram suficientes ou não. Não se deve esquecer, contudo, a flagrante demanda do setor prisional. Nesse ponto, ainda buscam-se respostas mais efetivas.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br