MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Assinado contrato para construção de novo reservatório de água

Publicada em 07/04/2018
Assinado contrato para construção de novo reservatório de água | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ato foi acompanhado por vereadores

O contrato para construção do novo reservatório do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) foi assinado na tarde de sexta-feira, no Memorial da Água, na antiga hidráulica da Rainha da Fronteira. A solenidade reuniu o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, o diretor geral do Daeb, Volmir Silveira, e o representante comercial da Tanks BR no Rio Grande do Sul, André Flores. Na oportunidade, também foi assinada a ordem de início da obra.

Segundo o superintendente administrativo do Daeb, Maugeri Sá, a partir da assinatura, a empresa terá três dias úteis para iniciar os preparativos para a obra. Ou seja, os trabalhos devem iniciar já na próxima semana. A previsão para conclusão do reservatório é de nove meses.

Para Flores, a primeira etapa do projeto é realizar uma nova sondagem, onde serão checadas as características do solo. Quanto ao prazo estabelecido para a entrega da estrutura, o representante da empresa afirma que se tudo acontecer conforme o combinado com a prefeitura e autarquia o período é viável.

Flores também ressaltou a qualidade do novo reservatório. “É um produto totalmente diferenciado em reservação de líquido. Uma tecnologia usada na Europa e nos Estados Unidos. A Sabesp, de São Paulo, já possui 120 reservatórios deste tipo”, afirmou. 

A empresa de Rio Claro, em São Paulo, foi vencedora da concorrência pública realizada no dia 23 de março, para escolha da responsável por elaborar o projeto executivo e construir a estrutura. A Tanks BR disputou com outras três empresas, e venceu a licitação ao apresenta uma proposta de R$ 3.200.409,40.

De acordo com o diretor geral do Daeb, a iniciativa se deu em virtude do atual reservatório, projetado no ano de 1911, precisar de constante manutenção, em consequência de fugas de água, ocasionadas por rachaduras. Silveira afirma que a estrutura ampliará o volume de armazenamento de água no município, de quatro mil metros cúbicos (m³) para oito mil m³, além de possibilitar manutenções nos reservatórios sem a necessidade de interrupção na distribuição de água.

Na oportunidade, Divaldo disse que era um dia histórico. “Temos um reservatório antigo, da época em que Bagé era um município pequeno. A rede de água aumentou, a população cresceu. Por isso no verão faltava água tratada mesmo com as barragens cheias. Ou pior: para limpar o reservatório, tinha que desabastecer toda a cidade. Isso não vai mais acontecer. Agora, teremos o que tem de melhor para armazenamento de água”, declarou.

Estrutura

Entre as características do projeto, foi estabelecido que o reservatório terá um formato cilíndrico, com 41 metros de diâmetro e três metros de altura. A estrutura será feita de uma chapa de aço vitrificado, além de contar com um telhado de alumínio com domos geodésicos.

Conforme o Daeb, o material garante que não haja corrosão interna ou externa nas paredes, diminuindo significativamente despesas com manutenção e garantindo maior segurança e economia ao sistema. Será implantado na ETA, onde está localizado o outro reservatório, ao qual será interligado para que ambos operem em conjunto.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br