MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé figura entre municípios com médio potencial poluidor no Estado

Publicada em 07/04/2018
Bagé figura entre municípios com médio potencial poluidor no Estado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Índice de Candiota é considerado alto, de acordo com os dados

Divulgado nesta semana, antes do decreto de encerramento das atividades da Fundação de Economia e Estatística Emanuel Siegfried Emanuel Heuser (FEE), o Índice de Potencial Poluidor da Indústria (Indapp-I) das cidades gaúchas aponta as possíveis externalidades negativas sobre o meio ambiente geradas pelas atividades industriais de transformação e extrativas.

De acordo com os dados tabulados desde 2002, Bagé já apresentou altos índices de potencial poluidor, como em 2009, em que o Inpp, que sintetiza a concentração das atividades industriais em relação ao potencial e volume de produção de poluição, chegou a 0.100, alcançando a 94º posição no Estado. No mesmo ano, a dependência dos municípios em relação a estas indústrias com potencial poluidor, chegou a 0.967, considerado alto para os padrões do RS. No último ano tabulado, 2015, o potencial poluidor caiu para a 39º posição e a dependência destas indústrias também, com Indapp registrando 0.655, considerada dependência média.

Considerando o mesmo período, os dois anos citados para Bagé (2009 e 2015), Candiota, que conta com um parque termelétrico grande, registrou pouca diferença. Em 2009, com índice 0.76 de potencial poluidor, ocupava a 106º posição. A dependência das atividades com potencial poluidor foi considerada alta. Em 2015, o Inpp subiu para a 112º posição. Enquanto isso, o índice de dependência caiu para 0.930, mas ainda foi considerado alto pela tabulação de dados.

Para medir o potencial poluidor das atividades industriais no Rio Grande do Sul foi necessário obter um índice capaz de sintetizar, ao longo do tempo, tanto a intensidade das atividades econômicas industriais desenvolvidas, quanto o volume produtivo dessas atividades, que impactam no potencial poluidor do RS como um todo.

Até então ligada ao Centro de Estudos Econômicos e Sociais da FEE, a economista Cristina dos Reis Martins foi a responsável pelo levantamento e tabulação dos dados. Ela destaca que os dados “visam contribuir para a avaliação de possíveis externalidades negativas sobre o meio ambiente, geradas por essas atividades econômicas, sujeitas ao risco ambiental. Assim, se oferecem como subsídios para implementação de políticas públicas, em especial, para a orientação de ações preventivas que equalizem o risco decorrente das atividades com alto potencial poluidor”.

De forma geral, os indicadores do Estado apontam para uma tendência de aumento do risco ambiental no período 2002-2015, com crescimento tanto da dependência das atividades poluidoras, quanto do volume de produção potencialmente poluidora. Cristina aponta a evolução do volume de produção potencialmente poluidora no território, em que se destacam aquelas áreas que podem ser consideradas críticas, dada a concentração de um maior volume de produção em atividades industriais com alto potencial poluidor. E isso pode ser exemplificado ao observar os dados de Bagé e Candiota, durante o mesmo período. 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br