ANO: 25 | Nº: 6309
07/04/2018 Campo e Negócios

Lavouras de soja estão com 35% da área cultivada colhida no RS, diz Emater

A colheita da soja avançou rapidamente durante a última semana, apesar de algumas chuvas mais abundantes em determinadas regiões, como na Central. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado quinta-feira, pela Emater, neste momento o percentual de área colhida chega a 35% do total plantado, com mais 40% prontos para colheita.

Conforme a publicação, no início da safra, as lavouras apresentaram produtividades elevadas, atendendo às expectativas dos produtores. "À medida que a colheita avançou para cultivares implantadas mais para o final do período de plantio e para cultivares com ciclo mais longo, as produtividades começaram a diminuir", apontou o relatório, que frisou que essa queda na produtividade da cultura da soja pode estar associada à ocorrência de doenças de final de ciclo, principalmente a ferrugem asiática, e a períodos de poucas chuvas no estágio de enchimento de grãos. 

O informativo também apontou que a colheita do milho segue sem maiores percalços, atingindo 83% da área plantada nesta semana. "À exceção de alguns poucos casos pontuais de áreas plantadas mais 'no tarde' e que enfrentaram deficiência hídrica durante a fase de floração, as produtividades mantêm-se em níveis satisfatórios nas regiões mais ao Norte, apesar dos problemas enfrentados pelas regiões da Campanha e Sul", relata a Emater.

Os produtores de arroz, por sua vez, de acordo com o levantamento, concentram suas atenções nos trabalhos da colheita que avançou, favorecida pelas condições meteorológicas registradas durante a semana. O percentual está próximo da média dos últimos anos, que é de 45%, para esta época. "A região da Fronteira Oeste segue como a mais adiantada, com boa parte dos municípios alcançando percentuais que ultrapassam os 70%", conclui.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...