MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Simpósio discutirá história do Forte de Santa Tecla

Publicada em 07/04/2018
Simpósio discutirá história do Forte de Santa Tecla | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Participantes poderão visitar sala especial sobre a temática no Museu

O Forte de Santa Tecla será tema do Simpósio de História Militar, que acontece na próxima quarta-feira, 11 de abril, no complexo do Museu Dom Diogo de Souza. As atividades iniciam às 8h30min e se estenderão até as 17h30min, contando com uma série de palestras e oficinas, envolvendo a temática da história do Forte. O evento é realizado pela 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda C Mec) e pelo 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado (3º R C Mec), em parceria com a Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Museu Dom Diogo de Souza, Arquivo Público Municipal e  Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Conforme o coronel José Antônio Marques da Silva, chefe da seção de Comunicação Social da 3ª Bda C Mec, o evento pretende apresentar a história do Forte de Santa Tecla e seus reflexos para a sociedade e o exército brasileiro, através dos olhares de profissionais de várias áreas distintas. Ele informa que as inscrições são gratuitas e poderão ser feitas durante o evento ou, antecipadamente, no setor de Relações Públicas do 3º R C Mec. Marques salienta que o evento é flexível, sendo que não é necessário comparecer a todas as atividades.

Programação

A abertura e o encerramento do evento ficarão a cargo do general José Ricardo Vendramin Nunes, comandante da 3ª Bda C Mec. Às 9h5min, o coronel Marques ministrará a palestra e, posteriormente, participará de um Fórum sobre “A História do Forte de Santa Tecla”.

Em seguida, a partir das 10h30min, o professor e especialista em História Militar Jaime Tadeu Barbosa discutirá com os participantes sobre a importância de Santa Tecla na demarcação de fronteiras do Rio Grande do Sul.

As atividades realizadas no período da manhã serão encerradas com uma visitação ao acervo Histórico do Forte de Santa Tecla, mediado pelas integrantes da comissão gestora dos Museus da Fundação Attila Taborda (FAT/Urcamp), professoras Carmem Barros e Maria Luíza Pêgas, junto aos acadêmicos do curso de História da Urcamp.

Segundo as professoras, o Museu Dom Diogo de Souza conta com mais de 300 peças provenientes do Forte, entre fotografias, documentos, ossos, pedaços de madeira e metal e demais itens históricos que permaneciam no parque até a década de 90, quando foram transportadas ao local atual, para serem resguardadas.

Pela tarde, às 14h, começa a palestra do professor doutor Jaime Mujica Salles e da arqueóloga Susana Dode, sobre “A Arqueologia no campo de batalha: O Forte de Santa Tecla”. E, logo após, os alunos do curso de História apresentarão uma palestra com vídeos sobre o Museu Patrício Corrêa da Câmara e o Forte de Santa Tecla. 

Às 15h50min, a arquiteta da Prefeitura de Bagé, Joelma Silveira, fará a apresentação do projeto para revitalização do Forte de Santa Tecla. E, em seguida, o professor Flávio Cantão falará sobre o “Turismo cultural: o legado da preservação do Sítio Histórico do Forte”. As atividades serão finalizadas num fórum de debates.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br