MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Aceguá comemora aniversário de 22 anos neste final de semana

Publicada em 10/04/2018
Aceguá comemora aniversário de 22 anos neste final de semana | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Programação prevê festejos a partir de sábado

A Princesa da Fronteira completa 22 anos de criação na próxima segunda-feira, dia 16. Para comemorar a data, a Prefeitura de Aceguá já está organizando as festividades de aniversário, que ocorrerão neste final de semana, contando com festival de pandorga, apresentações culturais, exposição de fotografias e mateada.

Conforme a coordenadora de Cultura e Turismo de Aceguá, Fernanda Martens, a escolha de antecipar as comemorações foi feita para atrair um maior número de público, tendo em vista que a cidade tem maior movimentação durante o fim de semana.

As atividades começam no sábado, com a oficina de pandorgas, que será realizada das 9h às 16h, no Centro de Convivência Dom Timóteo, onde os participantes aprenderão a fazer os brinquedos. A coordenadora informa que o minicurso conta com 50 vagas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas, de forma gratuita e de maneira presencial, na Coordenadoria de Cultura do município, ou via e-mail (cultura@acegua.rs.gov.br). Ela também informa que que os participantes devem levar suas tesouras.

No domingo, as festividades começam, às 15h, no canteiro central, em frente aos free shops do município, com uma mateada com erva-mate Yacuy e com o Festival de Pandorgas, onde o oficineiro Francisco “das Pandorgas” irá mostrar uma pipa em formato de dragão, com 80 metros de comprimento. No mesmo horário, também terá início a exposição com as 30 fotografias vencedoras do Concurso Belezas do Pampa, responsável por escolher as imagens que irão decorar o prédio da Prefeitura de Aceguá até o ano que vem.

Fernanda destaca que, a partir das 17h, o público poderá participar de um cinema ao ar livre, onde serão exibidos curtas gaúchos. Ela salienta que a atividade é oferecida em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), através do projeto CineSesc.  

A festividade também contará com apresentações da Fábrica de Gaiteiros e Sonido del Alma Gaucha, além de demonstrações de dança do Grupo União Fronteiriçal, de Aceguá, e dos grupos Mulheres Campeiras e Melhor Idade da Rainha da Fronteira, de Bagé.

História

O município de Aceguá foi criado em 16 de abril de 1996. Entretanto, sua implantação aconteceu em 1º de janeiro de 2001. Anteriormente, Aceguá era distrito de Bagé.
A “Princesa da Fronteira” é cidade-gêmea e faz fronteira seca com sua homônima Aceguá, do Uruguai, tendo como divisor uma rua e seu canteiro central.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br