ANO: 24 | Nº: 5940
10/04/2018 Segurança

Bagé recebe 20 novos soldados para policiamento ostensivo da BM

O policiamento ostensivo do Rio Grande do Sul passa a contar com 506 novos policiais. A Brigada Militar (BM) formou, na sexta-feira passada, em cerimônia no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre, os soldados que devem atuar nas ruas a partir desta semana.
Os novos brigadianos serão distribuídos, nos primeiros 30 dias, nos municípios com maiores indicadores de criminalidade. Depois, serão realocados em outras cidades. Em Bagé, conforme o comandante do 6º Regimento de Polícia Montada (6º RPMon), tenente-coronel Sérgio Alex Laydner Medina, ainda ontem, foram apresentados 20 novos soldados. “Eles já estão formados e aptos a serem empregados no policiamento ostensivo”, disse.
Medina destaca que os policiais militares serão empregados com o efetivo mais antigo. “Ou seja, teremos um soldado antigo e um dos novos em viaturas. No processo a pé não será acompanhado”, explicou.
Os soldados receberam o diploma de conclusão do Curso Básico de Formação Policial Militar/Curso Superior de Tecnologia em Aplicação de Polícia Militar, com carga horária de 1.650 horas-aula. O curso foi dividido em três módulos: conhecimentos específicos da atividade policial-militar; disciplinas de direito (penal, penal militar, processo penal militar, institucional); e sociologia da violência, uso da força, da arma de fogo e decisão de tiro.
O processo de chamamento dos aprovados no concurso público teve início no dia 21 de junho de 2017. Nos meses de dezembro de 2017 e janeiro e fevereiro deste ano, os formandos realizaram estágio operacional supervisionado, em apoio ao Comando de Policiamento da Capital (CPC), Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Comando Regional de Polícia Ostensiva da Região da Serra (CRPO/Serra), e Comando Regional de Polícia Ostensiva da Região do Litoral Norte (CRPO/Litoral), compondo efetivos de apoio a Operações e eventos especiais que ocorreram no período. Dos 506 novos soldados, 121 são mulheres.

Vereadores

Os parlamentares de Bagé assinaram um requerimento onde pedem para o secretário estadual de Segurança Pública, Cézar Augusto Schirmer, apoio para a permanência definitiva dos 20 novos soldados da Brigada Militar destinados à corporação de Bagé para desempenhar suas funções no período de estágio operacional. A justificativa da proposta era que tal solicitação dar-se-á pela necessidade de mais efetivo na Brigada Militar em prol da segurança pública da Rainha da Fronteira, conforme avaliação dos indicadores de elevados índices de criminalidade.

Conforme o vereador Lélio Lopes (Lelinho-PT), um dos autores da proposta, hoje, a solicitação será protocolada na Secretaria de Segurança Pública (SSP), em Porto Alegre. Na tarde de ontem, uma comitiva de parlamentares realizou uma reunião no comando do 6º RPMon.

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...