MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Sistema de iluminação possui em torno de quatro mil pontos com defeito

Publicada em 10/04/2018
Sistema de iluminação possui em torno de quatro mil pontos com defeito | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Lâmpadas acesas durante o dia é apontado como um dos principais problemas

Uma das atividades realizadas pela Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) é a manutenção da iluminação pública. Para tanto, a pasta realiza vistorias noturnas, mas nem sempre toma conhecimento dos pontos que estão com defeito.
Conforme o titular da pasta, Ronaldo Hoesel, a secretaria recebe em torno de 15 reclamações diárias. Dessas, poucas são sobre pontos acesos durante o dia. O secretário afirma que a população não está realizando as reclamações na secretaria e prefere publicar em redes sociais. Com isso, a pasta não tem como fazer correções. “Quando recebemos a reclamação, procuramos resolver dentro de, no máximo, cerca de três dias”, disse. Ele ressalta que Bagé conta com cerca de 14 mil pontos de iluminação, dos quais em torno de quatro mil apresentam defeitos devido ao relé fotoelétrico, que é o responsável por desativar as lâmpadas a partir da captação de raios solares.
Hoesel explica que as lâmpadas brancas (vapor metálico) têm duração de mil horas e as amarelas (vapor de sódio) cerca de duas mil horas. “Com a permanência das lâmpadas acesas, diminui a vida útil do equipamento”, reconhece.
Outro ponto, segundo o secretário, são os ninhos de pássaros que ficam em cima das lâmpadas. Hoesel informa que a secretaria não pode retirá-los sem licença, e isso bloqueia a entrada de iluminação e o mecanismo mantém a lâmpada acesa dia e noite.
O secretário também relata que os efeitos econômicos da iluminação indesejada, durante o período do dia, não causam custo extra para a população, visto que o convênio com a concessionária que opera o serviço cobra uma média de cerca de 8h a 12h de consumo diário.

Novos equipamentos

A prefeitura lançou, em março, o edital de concorrência pública para empresas interessadas na concessão da iluminação pública de Bagé. Os envelopes com as propostas serão abertos no dia 27 de abril.
A empresa vencedora será responsável pela concessão do serviço durante 30 anos, assim como terá a obrigação de garantir a operação, expansão, modernização, otimização, manutenção e gestão da rede de iluminação pública.
A questão da modernização prevê a substituição de 14 mil pontos de luz convencionais por LED, além da implantação de novos pontos ao final de três anos, totalizando 18 mil. Segundo Hoesel, as lâmpadas de LED têm vida útil de cinco mil horas e, além disso, haverá renovação dos equipamentos. O projeto vem sendo desenvolvido desde o início da atual gestão.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br