ANO: 24 | Nº: 6058
11/04/2018 Cidade

Foco atual do Núcleo Moveleiro é capacitar empreendedores

Foto: Tiago Rolim de Moura

Espaço conta com 16 profissionais vinculados
Espaço conta com 16 profissionais vinculados
O Núcleo Moveleiro do Pampa, mantido pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), tem como função fortalecer o setor, utilizando-se da vocação regional, com exemplo dos móveis rústicos. A nova gestão do espaço, assumido pela arquiteta Joelma Silveira, em dezembro do ano passado, avalia o cenário atual como de retomada e de prioridade na capacitação dos 16 profissionais vinculados.

Atualmente, há uma parceria com a Emater, para o uso da madeira de eucalipto produzida na região; e com o Senai, que promove cursos e instruções dentro das normas de segurança. A estrutura física disponibilizada pelo poder público municipal para o projeto conta com um centro de produção e capacitação, área administrativa, maquinários, dois auditórios e uma vitrine funcionando em horário comercial.

Segundo Joelma, desde o último Natal até o último dia 6, foram comercializados 126 peças, entre esculturas, quadros, cadeiras, mesas, baús, entre outras. "O nosso foco é continuar dando capacitação para os profissionais, sempre pensando na segurança, e também investir em maquinário para agregar o serviço", salienta.

O titular da SDI, Bayard Paschoa Pereira, salienta que o grande objetivo do projeto é retomar o reconhecimento do setor moveleiro de Bagé, resgatando a confiança dos empreendedores e promovendo uma produção voltada às características da região. "Nós queremos agregar valor à nossa madeira, dando uma destinação mais nobre, principalmente ao eucalipto", frisa ao completar: "Vamos nos reorganizar para aumentar a produção, e assim poder planejar uma feira com grande visibilidade".

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...