ANO: 25 | Nº: 6335
11/04/2018 Fogo cruzado

Mainardi defende revisão no Fundovinos

Durante a abertura da quarta edição do seminário Ovinocultura em Debate, promovido pela Embrapa Sul e Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), ontem, em Bagé, o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi, do PT, defendeu a necessidade de que os valores arrecadados pelo Fundo de Desenvolvimento da Ovinocultura (Fundovinos), criado no governo de Tarso Genro, sejam geridos pelo próprio setor. “Isso já foi feito com o Fundovitis (uva e vinho) e funciona muito bem”, argumentou.
Para Mainardi, que representou a Assembleia Legislativa em encontro de produtores e pesquisadores da cadeia produtiva de ovinos, a criação do fundo fez parte de uma estratégia de desenvolvimento do setor, mas hoje os recursos não estão sendo usados para a promoção das necessidades dos produtores. “Nos demos conta de que um fundo como este não pode depender das decisões dos governos. Alguns governos podem achar que isso é prioritário e investir, outros podem achar que não. Por isso, os recursos devem ser geridos pelas entidades que estão diretamente ligadas à produção, como é o caso da Arco”, defendeu.
O ajuste sugerido por Mainardi já tramita na Assembleia Legislativa e pode ser votado ainda este ano. O projeto de lei protocolado pelo próprio deputado prevê a transferência de gestão do fundo para as entidades da cadeira produtiva. A iniciativa está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e já conta com parecer favorável da deputada Manuela D'ávila (PCdoB), estando apto para ser aprovado.
A ovinocultura é uma das principais e mais tradicionais cadeias produtivas da metade Sul do Rio Grande do Sul, que conta com o maior rebanho ovino do Brasil, com mais de quatro milhões de cabeças. Quando foi secretário da Agricultura e Pecuária do Estado, Mainardi criou o programa Mais Ovinos no Campo, que investiu R$ 57 milhões no setor e permitiu a ampliação do rebanho, com a retenção de cerca de 350 mil cabeças de matrizes.

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...