MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

PampaPlus divulga programação completa do 10º Curso Internacional de Melhoramento Genético

Publicada em 11/04/2018

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) tornou pública a programação completa da 10ª edição do Curso Internacional de Melhoramento Genético de Bovinos de Corte - PampaPlus - o programa oficial de melhoramento genético da ABHB. Nos dias 4 e 5 de maio, grandes nomes do melhoramento genético do país e do exterior estarão nas dependências da Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm), durante o Encorte, para dois dias de atividade, totalizando 12 horas de muito aprendizado teórico e prático sobre melhoramento genético em bovinos de corte.
Destaque para a manhã do primeiro dia, quando estará presente o zootécnico Fabyano Fonseca e Silva, da Universidade Federal de Viçosa, de Minas Gerais. Com vasta experiência nas áreas de probabilidade e estatística aplicada ao melhoramento animal e à experimentação agropecuária, inferência bayesiana, análise de séries temporais e de dados genômicos (marcadores moleculares e Bioinformática), o especialista irá abordar a temática "Interação genótipo x ambiente na era das avaliações genômicas".
Na sequência, será a vez de receber a palestrante internacional Olga Ravagnolo Gumila, engenheira agrônoma do Instituto Nacional de Investigação Agropecuária (Inia), do Uruguai. Ela dividirá com os participantes da 10ª edição do curso, informações atualizadas sobre as novas tecnologias para o melhoramento genético das raças Hereford e Braford no Uruguai. Os dois temas serão abordados no turno da manhã, logo após a abertura oficial, que será realizada pelo presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford, Luciano Dornelles de Dorneles.
Conforme a coordenadora de Melhoramento Genético da ABHB, Thaís Pires Lopa, outro ponto forte desta edição comemorativa será a parte prática do curso, quando os participantes serão divididos em dois grupos e poderão ter contato direto com as raças Hereford e Braford na Agropecuária Sereno, do sócio e criador Marcelo Xavier. Enquanto o grupo 1 trabalhará o acasalamento, o grupo 2 estará realizando a coleta de dados desmame e sobreano.
"Vamos trabalhar todas as fases da avaliação genética, desde desmame e sobreano, conversando sobre grupos temporanos e escores visuais com o apoio dos técnicos credenciados pela ABHB, da equipe do PampaPlus e dos especialistas do GenePlus. Vamos abordar, também, a ferramenta de simulação de acasalamento com o Dr. Roberto Torres, do GenePlus, vendo novilhas de sobreano já avaliadas e fazendo novas simulações. A ideia é conversar na mangueira sobre como harmonizar os dados genéticos recebidos", destacou Thaís.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br