MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Sindicatos aguardam reajuste do piso nacional do magistério

Publicada em 11/04/2018
Sindicatos aguardam reajuste do piso nacional do magistério | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Sinprofem e Simba cobram retorno do Executivo

Em dezembro do ano passado, o Jornal MINUANO noticiou o reajuste do piso nacional do magistério e o reflexo do novo valor, 6,81% maior, nas prefeituras da região. À época, o chefe do Executivo de Bagé, Divaldo Lara, adiantou que encaminharia o projeto para conceder o aumento à apreciação do Legislativo. Contudo, até o momento, os educadores da rede municipal de Bagé ainda não viram os novos valores em seus contracheques.
Ontem à tarde, o presidente do Sindicato dos Professores Municipais (Sinprofem), Eduardo Fredes Nogueira, e o presidente do Sindicato dos Municipários (Simba), Clodoaldo Fagundes, explicaram que a categoria aguarda, há mais de um mês, o retorno da Secretaria de Economia, Finanças e Recursos Humanos. Após cinco reuniões entre os representantes de classe e da prefeitura, ainda não houve resposta sobre o reajuste do funcionalismo e do vale-alimentação ou do pagamento do reajuste do piso nacional do magistério.
Fredes garante que a questão dos professores do município é menos burocrática, já que o valor reajustado de 6,81% do piso deve ser pago, sem negociação. “Precisa apenas fazer o projeto e mandar para a Câmara”, destaca. A quitação dos valores retroativos à janeiro podem ser negociada e é passível de parcelamento.
Já o reajuste do funcionalismo e do vale-alimentação é uma questão à parte, cujo índice ainda deve ser definido entre o órgão de representação de classe e o Executivo. Para Fagundes, a falta de diálogo com a prefeitura é um agravante para os funcionários. “Estão adiando essa negociação para desesperar a categoria e fazer com que ela aceite um índice menor de reajuste sob a desculpa de que os valores de retroativos estão altos”, aponta.
A reportagem não conseguiu contato com o secretário de Finanças, José Otávio Ferrer. Entretanto, foi informada, pela Coordenadoria de Comunicação, que o projeto de reajuste está sob análise e deve ser apresentado nos próximos dias.
Em Hulha Negra, o reajuste foi pago em março, já com os valores retroativos a janeiro. Os educadores de Aceguá contarão, na folha de abril, já com os valores retroativos de janeiro. Em Candiota, o piso nacional não é aplicado, já que o piso municipal é superior ao nacional.
O critério adotado para o ajuste, desde 2009, tem como referência o índice de crescimento do valor mínimo por aluno ao ano do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O reajuste segue a Lei do Piso, que estabelece a atualização anual do vencimento nacional do magistério, sempre a partir de janeiro. A medida garante um ganho real de 3,9%.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br