MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Fotógrafo do MINUANO é representante do Echolink da Rener em Bagé

Publicada em 12/04/2018

O fotógrafo do MINUANO, Antônio Carlos Rocha Soares, recebeu, ontem, o título de representante da conferência da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores (Rener), no Echolink, por Bagé. Ele integra o serviço voluntário de proteção e defesa civil da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec).

A Rener foi criada pela Portaria Ministerial MI-302, de 24 de outubro de 2001, publicada no Diário Oficial da União nº 201, seção I, de 26 de outubro de 2001, com o objetivo de suprir os meios de comunicações usuais, quando os mesmos não puderem ser acionados, em razão de desastre, situação de emergência ou estado de calamidade pública.

O radioamador, ao longo dos tempos e no mundo todo, tem demonstrado a importância das comunicações, quando chamado para ajudar em situações nas quais o seu serviço humanitário e voluntário seja colocado à disposição das autoridades e em benefício da população.

Países como Estados Unidos da América, Japão, México, Espanha, Colômbia e  Argentina, para citar alguns, possuem redes de emergência de radioamadores, integradas com as autoridades competentes, sempre disponíveis e operantes, nas situações de terremotos, inundações, desabamentos, deslizamentos, incêndios florestais, epidemias, furacões, secas, busca e salvamento de aeronaves e embarcações, entre outras.

O Ministério da Integração, criando a Rener e colocando a Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (Labre) como coordenadora da operação conjunta da Defesa Civil e radioamadores, reconhece, oficialmente, o valor do radioamadorismo e dos radioamadores brasileiros.

Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br