MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Acadêmicos da Urcamp mobilizam comunidade em alusão ao Dia Mundial da Saúde

Publicada em 13/04/2018
Acadêmicos da Urcamp mobilizam comunidade em alusão ao Dia Mundial da Saúde | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Realizadas ontem, na Praça Silveira Martins, as atividades referentes ao Dia Mundial da Saúde foram uma grande sala de aula a céu aberto para os acadêmicos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). Durante a tarde, os estudantes tiveram a oportunidade de colocar a teoria em prática.
Como o Dia Mundial da Saúde caiu em um sábado, as atividades foram agendadas para ontem. Os estudantes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Gastronomia, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Medicina Veterinária participaram da atividade, disponibilizando atividades para a comunidade, como orientações nutricionais, esclarecimentos sobre o uso racional de medicamentos, orientação postural, aplicação de escalas de ansiedade e depressão e verificação de pressão arterial. A saúde dos animais também entrou na programação, com ações desenvolvidas pelos acadêmicos de Medicina Veterinária.
Uma das responsáveis pela coordenação do evento, professora Vera Bortolini, do curso de Nutrição, comentou que uma das atividades mais procuradas pelo público é sempre a verificação de pressão arterial. Com a disponibilidade dos demais serviços, também aproveitam para receber dicas de balanceamento alimentar, conversar sobre os medicamentos de que fazem uso e avaliar as condições posturais, além das demais atividades.


Utilidade pública

Passando pelo local, dona Lélia Garcia viu a movimentação dos estudantes e aproveitou para verificar a pressão arterial. Satisfeita com os serviços disponíveis, ela acredita que as atividades dão a oportunidade das pessoas realizarem exames e orientações de saúde, que de outra forma só seriam disponibilizadas em unidades de saúde. “Além de ser algo muito bom para a comunidade, é uma oportunidade para os alunos aprenderem na prática”, avalia.
A professora de curso de Psicologia, Jacqueline Feltrin Quintana, explica sobre a atividade que os alunos realizavam no local, aplicando escalas para analisar o estresse da população. “Dependendo do nível, ocorre o aconselhamento para a pessoa buscar ajuda. O objetivo principal é a prevenção de problemas e garantir a saúde mental, que pode afetar corpo e mente”, apontou.
Acadêmica do 9º semestre de Veterinária, Gabriela Dias relatou que o principal objetivo da atividade foi a realização de exames clínicos básicos e aplicação de vermífugo em animais de rua.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br