MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Conselho de Agrometeorologia lista orientações para o outono

Publicada em 13/04/2018

 

Devido ao evento La Niña, que vem ocorrendo desde o início do ano, a tendência é de que haja menos chuvas nos próximos três meses, fazendo com que os produtores tenham cuidado especial com as reservas hídricas. É o que aponta o mais recente boletim publicado pelo Conselho Permanente de Meteorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs), referente aos meses de abril, maio e junho. 
De acordo com o documento, o somatório das chuvas previsto para este outono aponta para valores abaixo do padrão climatológico em todas as regiões do Estado. Por isso, o alerta para que haja cuidados especiais com as reservas, mesmo em regiões menos afetadas até o momento, visto que as áreas previstas com redução de chuva são variáveis ao longo deste próximo trimestre.
As orientações técnicas para culturas como o feijão safrinha, a soja e o milho sugerem a colheita e o armazenamento do grão assim que o mesmo atinja a maturação. Para o arroz, que tem grande cultivo na Campanha gaúcha, o conselho é para que o produtor antecipe a adequação das áreas destinadas à lavoura para a próxima safra, principalmente as atividades de preparo e sistematização do solo e drenagem, para possibilitar a semeadura na época recomendada. Além disto, a sugestão é de que, considerando os baixos níveis dos mananciais devido ao uso da água para irrigação das lavouras e que o próximo trimestre (abril, maio e junho) indica tendência de chuvas dentro da média, recomenda-se que os produtores fiquem atentos para a questão da captação e armazenamento de água.
Entre as demais orientações expostas, é sugerido que, no caso das pastagens, ocorra o plantio de forrageiras de inverno, anuais ou perenes, assim que houver condições adequadas de umidade do solo; que se reduza a carga animal em pastagens naturais; e que se busque permitir o acúmulo de forragem para o período hibernal.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br