Fogo Cruzado
Divaldo integra lista de prefeitos mais influentes do País no Facebook
O prefeito de Bagé, Divaldo Lara, do PTB, ocupa posição de destaque no ranking organizado pela Postanalytics Brasil, especialista em análise e transformação de dados em redes sociais. O petebista ocupa a primeira posição, entre os chefes de Executivo do Rio Grande do Sul, e a sétima colocação nacional entre os prefeitos com maior engajamento no Facebook.
A lista, divulgada ontem, é encabeçada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella. Romero Rodrigues, de Campina Grande, na Paraíba, ocupa a segunda colocação, seguido pelo prefeito de Salvador, na Bahia, Antônio Carlos Magalhães Neto; pela prefeita de Boa Vista, Roraima, Teresa Surita; pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas; e pelo prefeito de Curitiba, no Paraná, Rafael Greca.
Metodologia
Para elaborar o ranking, a empresa Postanalytics Brasil leva em conta o critério de quantidade de postagem em perfis oficiais, o quanto a informação é disseminada pela rede e a relevância do conteúdo. O levantamento também considera a reação dos seguidores. “Quanto maior seu engajamento, maior terá sido o impacto nas reações geradas, mas isso não mostra se são reações positivas ou negativas”, pontua.
A Postanalytics Brasil informou que Divaldo “tem um alto número de post em sua página, alguns com bons números de compartilhamento, e outros com médio para baixo”. A classificação feita pela empresa considera o engajamento, que “é basicamente as reações tomadas pelos seguidores em relação ao que foi postado pelo prefeito”. A reação, ainda conforme a Postanalytics, “se deve ao conteúdo, se é algo que puxa atenção positiva ou não, mas que atrai os compartilhamentos e respostas ao prefeito”.
O impacto das postagens de Divaldo, segundo a Postanalytics Brasil, é a soma de todo o impacto que ele teve no período selecionado (entre 5 e 11 de março). “Dentro desses sete dias, o prefeito teve uma quantidade boa em postagens e informações”, pontua.
Atuação
A empresa Postanalytics, que presta assistência para os influenciadores políticos, atua no Brasil desde o ano passado. Trabalho semelhante já era desempenhado pela Postanalytics na França, Espanha e na Bolívia.