MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Negociação para venda da Usina Pampa Sul não avança

Publicada em 13/04/2018
Negociação para venda da Usina Pampa Sul não avança | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Engie pretende sair da geração de carvão e focar em fontes renováveis

A empresa Engie Brasil Energia, responsável pela construção da Usina Termelétrica (UTE) Pampa Sul (345 MW), em Seival, no município de Candiota, e pela construção do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda (857 MW), localizado em Santa Catarina, encerrou, nesta semana, a negociação de venda dos ativos da empresa com a ContourGlobal, sediada em Londres, na Inglaterra. As tratativas iniciaram em dezembro do ano passado, e segundo a empresa de energia, não evoluíram de modo satisfatório.
Conforme o gerente socioambiental da UTE Pampa Sul, Hugo Róger Stamm, o processo de venda faz parte da estratégia de descarbonização da companhia, e teve inicio em 2017. Ele salienta que desde dezembro do ano passado, a empresa ContourGlobal, com atuação internacional, tinha a exclusividade na negociação e estava fazendo a due diligence (checagem das condições do negócio) quanto aos empreendimentos.
Uma das justificativas para a Engie se desfazer dos empreendimentos é a estratégia global da empresa, de descarbonização, ou seja, de sair da geração de energia a partir do carvão mineral e focar no crescimento de fontes renováveis. Confirmando a venda, o objetivo da Engie é que o novo investidor seja o responsável pelo término da construção da usina de Candiota. Em função da negociação com a ContourGlobal, a empresa opta pela busca de alternativas para a continuidade do processo de descarbonização.
O empreendimento é resultado do leilão de energia A-5, realizado em 28 de novembro de 2014, quando a Tractebel Energia, atual Engie Brasil Energia, adquiriu o direito de operação da nova usina por 25 anos, a partir de janeiro de 2019. Cerca de 70% do cronograma de obras já foi executado.
A obra, que iniciou em julho de 2015, movimenta a economia local. Atualmente, atuam aproximadamente 3,5 mil pessoas diretamente na implantação do empreendimento. A obra principal é de responsabilidade da empresa chinesa Sdepci, que detém experiência na construção e comissionamento de termelétricas a carvão, com a tecnologia de ponta.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br