ANO: 25 | Nº: 6381
14/04/2018 Editorial

Conquista determinante

A inauguração da primeira Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) do Rio Grande do Sul, concretizada ontem, colocou Bagé em evidência e de uma forma positiva. Como se sabe, a exceção de novos criadouros de grande porte no Centro-Oeste do Brasil, é pela Metade Sul gaúcha que a pecuária extensiva colocou o País no cenário internacional. Isso, exalte-se, há muitos anos.

A consolidação da produção, por assim dizer, por outro lado, trouxe consigo uma prática ilícita que persiste até a atualidade: o abigeato. Ano após ano, mesmo diante de diferentes mecanismos de prevenção, e até mesmo punições mais rígidas, os responsáveis por essa rede criminosa aparentam – ao menos – pouco se intimidarem. Os registros junto aos órgãos de segurança se empilham e exigem, das forças policiais, empenho redobrado para que os crimes sejam solucionados. Infelizmente, em boa parte dos casos, mesmo após a resolução ocorrer, pouco resta além da punição via reclusão.

Contudo, agora, Bagé contar com uma estrutura de atendimento específico aos produtores que mantêm a pecuária em alta, sejam eles grandes, médios ou pequenos – demonstra uma visão, no mínimo, diferente nos gestores públicos. O que se evidencia é que é preciso investir sim no setor de combate à criminalidade que, de forma específica, muitas vezes traz resultados mais efetivos. Até porque os profissionais que ali atuarão terão uma visão determinada e clara de tudo que envolve o setor.

O furto de gado, assim como de outros animais e a própria criminalidade rural, exige uma atenção direcionada e própria. E, neste momento, ao menos numa análise ainda que distante, é possível imaginar – ou esperar – que quem persiste em visar o patrimônio do trabalhador que vive abaixo de sol e chuva produzindo terá, no mínimo, que pensar mais de uma vez antes de decidir cometer um ataque. Até porque a expectativa é de que a resposta será imediata.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...