MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Projeto Urcamp Documenta inicia reportagens alusivas aos 60 anos da Escola Frei Plácido

Publicada em 14/04/2018
Projeto Urcamp Documenta inicia reportagens alusivas aos 60 anos da Escola Frei Plácido | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estudantes de Jornalismo colhem depoimentos para contar história da primeira Escola Técnica de Bagé

Reviver a memória. Contar uma história. Reencontrar, entre o passado e o presente, um acervo documental que completa 60 anos desde a fundação na Escola Frei Plácido. Essa é a pauta do próximo documentário desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade da Região da Campanha, dentro do projeto Urcamp Documenta. O lançamento da parceria entre as instituições de ensino iniciaram na tarde de sexta-feira, no coquetel que reuniu ex-professores, ex-diretores e ex-alunos da primeira Escola Técnica de Bagé. Na ocasião, os alunos já realizaram as primeiras reportagens. 

O projeto de extensão com os acadêmicos do quinto semestre de Jornalismo está sob a coordenação da professora de Telejornalismo I, Roberta Mércio. De acordo com a docente, o Urcamp Documenta é uma das oportunidades que o aluno tem para vivenciar, na prática, aquilo que ele está aprendendo em sala de aula. “Além disso, eles estão prestando um serviço para a comunidade na medida em que passam pela experiência de encontrar diversas gerações contando suas histórias, como é o caso de hoje”, enfatiza ao mencionar que esse trabalho leva, ainda, diversas lições de vida dos personagens e mostra o potencial dos futuros jornalistas. 

Para o acadêmico Marcelo Rodriguez, o documentário em desenvolvimento é muito importante, não só pelo que ele representa para a comunidade, mas por trazer o sentimento de crescimento. “São pautas como estas que humanizam, e muito, o profissional que seremos no futuro”, explica. Ele destaca que os estudantes estão engajados em resgatar a memória do colégio Frei Plácido. “Começamos, hoje, uma campanha junto aos meios de comunicação que tem por objetivo pedir que a comunidade ajude a contar a história dessa escola sob diversos ângulos, com fotos e documentos da década de 60, 70, já que o próprio colégio tem um acervo que começa apenas nos 90. Tudo que conseguirmos, além de implementar a história, fará parte do documentário”.

O projeto culminará com uma série de reportagens até o dia 13 de junho, quando a escola celebra o aniversário de 60 anos e o documentário terá sua primeira exibição.  

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br