MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Sartori inaugura primeira delegacia de combate a crimes rurais em Bagé

Publicada em 14/04/2018
Sartori inaugura primeira delegacia de combate a crimes rurais em Bagé | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Secretário Schirmer enfatiza a importância da segurança rural

Acompanhado pelo secretário estadual de Segurança Pública, Cézar Schirmer, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, cumpri agenda em Bagé, na sexta-feira, para inaugurar a primeira Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) do Brasil. O chefe do Executivo também entregou viaturas para a Brigada Militar da região.
Durante discurso, Sartori saudou o prefeito Divaldo Lara e os prefeitos da região que estavam presentes, ressaltando que todas as construções e benefícios vindos para a comunidade são frutos de uma parceria. “Essa colaboração e participação das prefeituras e entidades faz com que consiga se ter uma cultura de paz e criarmos avanços”, avalia.
Schirmer classificou o momento como importante. Segundo ele, devido à grande atividade da força-tarefa, foi possível a criação da delegacia, o que viabilizou, também, novas viaturas para a Brigada Militar. “Tenho orgulho em fazer parte deste governo, que enfrenta com coragem, determinação e energia, fazendo com que nosso Estado esteja crescendo novamente. Essa união, também com o setor privado, fez com que a gente conseguisse ações que melhorassem e construísse uma cultura de paz. Hoje, o campo também recebe apoio para segurança, depois das grandes ações da força-tarefa. Com a delegacia especializada, os produtores podem se sentir mais seguros”, completou.
O prefeito Divaldo Lara pediu um curso para soldados da Brigada Militar, em Bagé, e também reiterou dizendo que o governo está investindo na cidade, trazendo agora uma central de perícias. “Essa é uma conquista importante para nossa região. Além da formação de jovens no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, em convênio com a prefeitura, a chegada do IGP também em parceria. Somente tenho que agradecer. Hoje é um dia de comemoração”, definiu.
Antes da inauguração, uma comitiva conduziu o governador à obra do Anel Rodoviário. O empreendimento é construído com recursos da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) e contrapartida da prefeitura.


Decrab
A Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab), instalada em um prédio na região central, na rua Rodrigues Lima, visa atender uma das principais demandas do setor produtivo gaúcho.
A escolha das sedes (Bagé, Camaquã e Santiago, e complementares em Cruz Alta e Rosário do Sul) partiu de uma decisão técnica da chefia da Polícia Civil. As delegacias ficarão subordinadas ao Departamento de Polícia do Interior (DPI) e atuarão, também, a partir da utilização de bases itinerantes nas operações realizadas em todo o Estado.
As unidades irão exercer as atividades de polícia judiciária ligadas aos crimes de abigeato e demais crimes patrimoniais relacionados à atividade rural, especialmente os que tenham por objeto material insumos, defensivos e maquinários agrícolas.
Em 2017, os casos de abigeato registraram queda de 23,5%. Foram 5.171 ocorrências no primeiro semestre de 2016 e 3.958 no mesmo período do ano passado. A expectativa da SSP é intensificar ainda mais os trabalhos. “Esta delegacia se somará aos outros esforços já desenvolvidos pela Polícia Civil e às patrulhas rurais da Brigada Militar, atuando de forma sistêmica e muito mais abrangente”, acrescentou Schirmer.


Viaturas da BM
O roteiro de entrega das novas viaturas da Brigada Militar foi encerrado ontem em Bagé, na região da Campanha. O governador José Ivo Sartori e o secretário Cezar Schirmer fizeram a entrega oficial de oito viaturas que reforçarão o policiamento em quatro municípios pertencentes à área de abrangência do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) da Fronteira Oeste.
Os veículos vão para Bagé, Dom Pedrito, Rosário do Sul e São Gabriel. O investimento é de R$ 903,5 mil, com recursos provenientes do Tesouro do Estado.
"As ações na área da Segurança Pública estão dando resultado, o que se reflete na queda dos índices de criminalidade. Mas, além disso, há o entendimento coletivo de que todos devem fazer a sua parte. A cada dia, novas parcerias são firmadas nas mais diversas esferas da sociedade. Isso tem sido o nosso grande trunfo na guerra diária contra o crime", afirmou Sartori.
Uma nova licitação para compra de viaturas está em andamento. O governo estadual pretende efetuar a compra de mais 1.150 veículos.


Destinação dos veículos

Bagé dois Corollas e um Hilux
Dom Pedrito: um Corolla
Rosário do Sul: um Corolla e uma Hilux
São Gabriel: um Corolla e um Hilux

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br