MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Apicultores da região serão beneficiados com nova política do setor

Publicada em 16/04/2018
Apicultores da região serão beneficiados com nova política do setor | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Produção local é reconhecida pela qualidade

Há vários meses, os apicultores da região estão passando por dificuldades para a colheita e escoamento da safra. No ano passado, o excesso de chuva no período da florada e o uso inadequado de inseticidas derrubaram a produção de mel em Bagé em mais de 90%. Na safra de outono, a dificuldade é para escoar a produção. Segundo a Associação Bajeense de Apicultura, o valor do produto orgânico para exportação chegou a R$ 12 o quilo e agora está em R$ 7,50. Por isso a Política Estadual para o Desenvolvimento e Expansão da Apicultura e Meliponicultura e o Programa Estadual de Incentivo à Apicultura e Meliponicultura (Proamel), aprovados na última semana, pela Assembleia Legislativa, foram recebidos com boas expectativas.

O Proamel visa disponibilizar formas compatíveis e viáveis de conciliar o crescimento da atividade, mediante a integração com o meio ambiente, o desenvolvimento tecnológico, a comercialização, circulação e aumento de emprego e renda. Conforme o presidente da Associação Bajeense de Apicultura, Cláudio Schievelbein, o setor, que nunca teve uma política especifica, terá um novo incentivo. Ele salienta que a criação de instrumentos de assistência técnica e extensão rural, bem como de capacitação técnico-profissional, são necessárias para o crescimento da atividade.
A associação conta, atualmente, com 20 associados. Entre Bagé, Aceguá, Candiota e Hulha Negra estão espalhadas cerca de 20 mil colmeias. Em uma safra boa, a produção pode chegar a 30 quilos, em média, por colmeia no ano.


Beneficiários
Serão beneficiários pela política estadual, os produtores rurais cadastrados junto ao governo, que adotarem diretrizes específicas, seguindo os manejos previstos e respeitando os respectivos projetos técnicos. Os empreendimentos apícolas e meliponícolas serão considerados de interesse agroecológico e prioritários quanto a análises e estudos em função de sua natureza, inclusive quanto a questão de crédito.
Para alcançar os objetivos, o Estado poderá prover a regularização junto ao órgão competente dos projetos que aderirem formalmente ao Proamel; promover o processo de cadastro e oferecer o apoio necessário para a gestão da Câmara Setorial da Apicultura. Os produtores também serão beneficiados com estímulos fiscais, que incidirão sobre investimentos fixos, aquisição de máquinas, equipamentos e processos de comercialização.
O crédito rural obedecerá as normas ditadas pelo sistema financeiro nacional e será destinado tanto para o investimento quanto para o custeio. O texto prevê, ainda, que as pesquisas desenvolvidas deverão estar integradas com atividades de assistência técnica. Através da extensão rural, esta assistência será garantida para os pequenos apicultores e meliponicultores.
A legislação, que só depende da sanção do governador José Ivo Sartori, traz avanços ao determinar que a produção de abelhas rainhas selecionadas será considerado um segmento básico na evolução tecnológica do setor, e que a comercialização dos produtos e serviços apícolas e meliponícolas, gerida por cooperativas, associações ou outra forma legal de união de produtores, deverá receber apoio de entidades públicas, mistas ou privadas, de modo a estruturar e a impulsionar o processo de mercado.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br