MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Emenda adia votação da proposta que proíbe fogos de artifício

Publicada em 16/04/2018

O projeto de lei que proíbe a utilização de fogos de artifício, em Bagé, chegou a ser aprovado pelas comissões técnicas da Câmara, mas não será votado em plenário, hoje. Por conta de uma emenda parlamentar, da bancada do PTB, que pode alterar a redação original, a matéria deve voltar à pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ).
A proibição foi proposta, inicialmente, pela líder da Rede Sustentabilidade, vereadora Beatriz Souza, em 2017, quando foi arquivada, com parecer da CCJ. Obedecendo a legislação, a parlamentar só reapresentou o texto em 2018, sob a justificativa de que o estampido oriundo da queima dos fogos de artifícios desorienta animais e causa transtornos para os idosos, além de colocar em risco a integridade física das pessoas que os manuseiam.
A multa de três Unidades de Referência Padrão (URPs) em caso de descumprimento da proibição é um dos pontos polêmicos da matéria. Como o valor de cada URP é de R$ 829,56, em situações de reincidência, a punição pode alcançar R$ 4.977,36. A proposta de alteração que será avaliada pela CCJ trata sobre a destinação dos recursos.
A proposição original determina que os valores arrecadados sejam destinados para conscientização da população sobre a posse responsável e direitos dos animais. Com base na proposição de Beatriz, instituições, abrigos ou santuários, bem como programas municipais de controle populacional, também podem receber valores oriundos das multas. A nova redação, que depende da aprovação dos vereadores, simplesmente inclui instituições filantrópicas e de caridade na lista de beneficiárias.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br