MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Uma semana decisiva

Publicada em 16/04/2018

O futuro da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), com sede em Candiota, começa a ser definido amanhã, em uma audiência pública, em Brasília. A agenda foi articulada pela comissão especial que analisa o projeto de privatização da Eletrobras. Não se pode esperar que o presidente das Centrais Elétricas Brasileiras S.A, Wilson Ferreira Jr., convidado pelo colegiado, conteste a proposta do governo federal. Ocorre que os eletricitários também terão espaço na discussão. Falta, porém, uma participação mais efetiva da região neste debate. Em uma semana decisiva, que marca o início das discussões, a presença seria estratégica, principalmente por que o Rio Grande do Sul não deve sediar audiências.
A privatização da Eletrobras é uma das principais pautas do governo federal na Câmara dos Deputados. Na semana passada, inclusive, em seu primeiro pronunciamento oficial como ministro de Minas e Energia, Moreira Franco foi enfático. Ao destacar a importância do assunto, ele disse acreditar “que o Congresso Nacional haverá de entender a necessidade de capitalizar a Eletrobras, pois a empresa não capitalizada é um atraso, uma manifestação de problemas que se aprofundarão no futuro, de negligência com o brasileiro”. A leitura em relação ao clima político, entretanto, não está tão afinada com a realidade. A resistência à proposta, aliás, já reflete no próprio planejamento da pasta.
Quando anunciou a desestatização, em janeiro, o governo projetava arrecadar R$ 12,2 bilhões com a venda de ações. O modelo proposto prevê a venda de parte do capital. Através desse sistema, a União mantém parte das ações, mas deixa de ser o acionista majoritário. Com pouco tempo para aprovar a matéria, o Planalto preferiu retirar do orçamento a previsão de arrecadação. O Ministério do Planejamento já declarou que a medida é preventiva. E a mensagem é clara. De fato, não se pode contar vitória antes do jogo. Em um terreno de incertezas, porém, a máxima também deveria servir de alerta para as representações da Campanha gaúcha.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br