MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Aula inaugural de Sistemas de Informação da Urcamp lota Teatrinho

Publicada em 17/04/2018
Aula inaugural de Sistemas de Informação da Urcamp lota Teatrinho | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Evento reuniu acadêmicos, professores e profissionais da área

A aula inaugural do curso de Sistemas de Informação (SI) da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), realizada na sexta-feira passada, reuniu público expressivo junto ao Teatrinho da instituição de Ensino Superior, que acompanhou as palestras e mostras de iniciação científica destinadas para troca de saberes entre acadêmicos, professores e profissionais da área.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Maria Elaine Leon, o evento foi elaborado com a função de fomentar a iniciação científica. “Entre docentes e discentes de Sistemas de Informação, organizamos a apresentação de projetos de pesquisa e extensão e demais ações desenvolvidas em nosso curso, com enfoque na integração dos alunos com professores e funcionários da Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI – URCAMP)”, explicou, ao destacar que a programação teve, ainda, as palestras ‘Empreendedorismo Digital’, ministrada pelo professor Franco Sampaio, e ‘Carreira de TI: De onde viemos e para onde vamos?!’, com o professor Fernando Fagonde.
No credenciamento, os participantes receberam brindes do curso de SI, como botons e porta-carregador de celular personalizados, além de bolsinhas do Portal V8 – empresa do professor Franco Sampaio que foi parceira do evento. Além dos alunos da Urcamp, compareceram à aula inaugural, estudantes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Instituto Federal Sul-riograndense de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSul), Fundação Bradesco e Escola Carlos Kluwe. “Ficamos muito contentes, já que o nosso foco era justamente o Ensino Médio, e eles estavam lá. Na recepção, os inscritos elogiaram o evento, por ser de caráter aberto à comunidade e, também, a arrecadação de alimentos não perecíveis – que não era obrigatória, mas que quase todo mundo doou”, comemorou Maria Elaine Leon.
Para a coordenadora, a meta foi alcançada. “Nosso intuito era propiciar momentos diversificados, em que o aluno se utilize de um modelo colaborativo para compor sua aprendizagem e, enfatizando o papel complementar de melhoria em sua análise crítica, maturidade intelectual, compreensão da área de tecnologia como ciência, como também, das possibilidades futuras em nível acadêmico e profissional, pois construímos nossos saberes e caminhada profissional dentro e fora da sala de aula”, finaliza.

Próximos eventos

Através da nova organização do curso, o calendário de eventos de Sistemas de Informação - SI traz, como proposta, atividades, seminários, palestras e ações de extensão e sociais, para que os futuros colegas de profissão, desde o 1º semestre, já coloquem em prática o que é proposto em aula. O próximo encontro acontece no dia 28 de abril, na Feira Latino-Americana de Software Livre (Flisol), no complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza, das 9h às 18h.

O Flisol é um evento que acontece no quarto sábado de abril, anualmente, na América Latina, desde 2005. E a Urcamp vem organizando e sediando o encontro desde o ano passado, com o objetivo de promover o uso de software livre mostrando ao público em geral o que é sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br