MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Legislação autoriza extinção da Cesa

Publicada em 19/04/2018
Legislação autoriza extinção da Cesa | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ainda estão pendentes de pagamento mais de 300 ações trabalhistas individuais

A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão de quarta-feira, a extinção da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) e a liquidação do patrimônio da empresa. O projeto, do governo estadual, foi aprovado por 45 votos favoráveis e quatro contrários.
A Cesa é proprietária de 20 unidades, sendo três portuárias, uma frigorífica, nove com acesso ferroviário e sete unidades coletoras. Possui 56 funcionários ativos e 46 servidores contratados emergencialmente. Uma das unidades está localizada em Bagé, com capacidade de armazenamento de 20 mil toneladas. Atualmente, a unidade opera através das empresas com contrato de reserva de espaço.
A movimentação para extinção e venda dos complexos iniciou em 2016, com a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional retirando a Cesa da lista de empresas que exigem plebiscito para operações envolvendo alienação, transferência de controle acionário, cisão, incorporação, fusão ou extinção. O governo tem trabalhado para manter a prestação do serviço essencial sem a necessidade de manter a estrutura pública.
Com a extinção, as unidades podem ser repassadas à iniciativa privada, com valor mínimo de 70% do valor estimado. Além disso, a unidade de Rio Grande, considerada estratégica pelo governo, permanece sob responsabilidade do governo, já que o município é responsável por 70% da produção de arroz no País.
O diretor técnico da companhia, Lúcio do Prado, explicou que existem dois cenários, o primeiro com a viabilização das unidades da companhia e o segundo da extinção. No primeiro momento, a secretaria comprovou que a estrutura era estratégica para o Estado, através de diagnóstico técnico. Em um segundo momento, a venda das unidades foi pensada para saldar a dívida trabalhista. “Serão viabilizadas todas as unidades da companhia para saldar dívidas trabalhistas”, destacou.
Ainda estão pendentes de pagamento, pela Cesa, mais de 300 ações trabalhistas individuais, na ordem de R$ 40 milhões. Mensalmente, a empresa deposita cerca de R$ 300 mil em acordos e condomínios judiciais.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br