MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Sancionada lei que reconhece importância cultural do Freio de Ouro

Publicada em 19/04/2018
Sancionada lei que reconhece importância cultural do Freio de Ouro | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Sartori assinou legislação que classifica evento de relevante interesse cultural

Um dos eventos mais tradicionais do Rio Grande do Sul ganhou destaque importante, ontem. O governador José Ivo Sartori sancionou a lei que reconhece a prova Freio de Ouro como de relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul. A assinatura ocorreu durante solenidade no Palácio Piratini.

A ideia surgiu a partir de um projeto de lei (PL 83/2017), de autoria do deputado Sérgio Turra, e com relatoria do deputado Lucas Redecker, aprovado na Assembleia Legislativa, em 27 de março. Foram 45 fotos a favor e apenas um contra. A proposta também inclui as etapas credenciadoras, classificatórias e a final no calendário oficial de eventos do RS. A lei ainda garante a manutenção da prova Freio de Ouro.

O governador saudou todos os envolvidos na elaboração e na aprovação da lei e destacou que a raça representa a essência do povo gaúcho. “Tem o espírito forte, aguerrido e desbravador do gaúcho, que nunca esmorece diante das dificuldades. Além da questão cultural, tem a importância para o nosso agronegócio. Porque o Freio de Ouro movimenta nossa economia, nosso turismo e coloca o Rio Grande na vitrine do País. Tudo isso sem esquecer do cuidado com o animal”, frisou Sartori.

Segundo o tesoureiro da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Cássio Selaimen, a raça gera quase 400 mil empregos diretos e indiretos no País e movimenta mais de R$ 1 bilhão por ano. “Trabalhamos com cuidado, com regras, com respeito ao animal, então, esse reconhecimento é muito importante para a raça. A lei vem preservar muito mais do que a parte monetária. Ela preserva a tradição para as atuais e próximas gerações”, destacou.

O Freio de Ouro começou nos anos 1970, em Jaguarão, e hoje é a principal prova da raça. O cavalo Crioulo, aliás, já é reconhecido como um animal símbolo e patrimônio cultural do Estado, pela lei 11.826/ 2002, de autoria do deputado Frederico Antunes.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br