MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Daeb aponta queda na economia de água com racionamento

Publicada em 20/04/2018
Daeb aponta queda na economia de água com racionamento | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Em abril, economia no consumo de água caiu para 27% na cidade

Com a escassez crescente e o alto consumo de água, o racionamento foi implantado no início de fevereiro deste ano, pelo Departamento de Águas, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb). A intenção de reduzir o consumo e garantir sobrevida às barragens do município foi atendida. Entretanto, os índices caíram no último mês e podem levar à mudança no esquema de distribuição da cidade.
De acordo com os dados encaminhados pela assessoria de imprensa do departamento, e segundo os cálculos realizados pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Daeb, desde o início do racionamento, a economia no consumo de 556.033 metros cúbicos (m³).
Em fevereiro, a economia foi de 27%. Já em março, os bajeenses se preocuparam mais e o índice de economia foi de 46%. Entretanto, o índice que mede a economia declinou em abril, registrando, até agora, 27%.
O engenheiro químico e diretor de captação e tratamento do Daeb, Maiquel Santos Vieira, acredita que a operação qualificada do esquema de racionamento, respeitando as 12 horas de abastecimento, além das caixas d'água residenciais, pode levar às residências a ilusão de que não há mais situação crítica. “O cenário ainda é de cautela. As barragens estão com nível crítico e não há sinal de chuva, que é a única coisa que pode reverter o quadro das barragens”, destaca.
Até o momento, o volume de chuva registrado, em abril, é de 22,3 milímetros. O maior reservatório do município, a Sanga Rasa, atingiu 7,2 metros. Já o Piraí está 2,9 metros abaixo da normalidade.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br