MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Univeso Pet

Os cuidados para manter um aquário

Publicada em 20/04/2018
Os cuidados para manter um aquário | Univeso Pet | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

 

Os peixes podem ser uma boa opção de animais de estimação para quem não tem tanto tempo disponível para passear com os pets, por exemplo. Entretanto, é preciso buscar informações antes de comprar um aquário e um peixinho. É importante saber o tipo de peixe que será adquirido para, então, preparar o ambiente ideal para o animal.
A empresária Hélen da Luz Bucki, que atua no ramo, explica que o tipo mais simples de aquário são as beteiras – tipo específico para os peixes betta. Nestes aquários, é possível criar um peixe sozinho, de água fria.
A manutenção do recipiente é feita toda a semana, com a troca total da água. Após a troca, o dono do aquário deve aplicar o anticloro - que ajuda a retirar metais da água, o cloro e a mucosa dos peixes. Hélen alerta que a limpeza deve ser feita apenas com água, sem sabão ou outros produtos químicos.
Ela também aconselha que, para os dias muito frios, os proprietários de aquário com peixes betta ou outros de água fria - carpa e japonês, por exemplo - podem ter um aquecedor, para manter a temperatura mais agradável para os animais. No caso de outros espécies, os aquecedores são itens obrigatórios.
Para aquários maiores, é preciso sempre ter também uma bomba - para oxigenar e filtrar a água. Nestes casos, a troca de água total deve ser feita quando estiver suja e pode durar até mais de 40 dias. Enquanto o aquário estiver sendo utilizado, o proprietário deve repor a água. Mesmo nessas situações, deve ser aplicado o anticloro.
Hélen destaca que os animais devem ser alimentados com ração específica, uma vez ao dia. Ela também ressalta que é necessário fazer testes de ph todas as vezes que é feita a troca de água ou coloca-se mais água. Isto, porque cada peixe vive em condições específicas de ph e temperatura, que devem ser imitadas no aquário.
Também é possível optar por aquários de água salgada. Nestes, os donos precisam ter mais cuidado. A água precisa estar estabilizada, com ph e temperaturas ideais. Os peixes de aquários marinhos também costumam ter cores mais vivas.
Na hora de montar o aquário, é preciso ter cuidado, caso o proprietário deseje deixar mais de um peixe no mesmo ambiente. Alguns animais, como os carnívoros ou muito bravos, não devem ser deixados junto com outros, alguns exemplos são os ciclídeos americanos.
Peixes conhecidos como japonês, por exemplo, podem viver com outros animais no aquário. O mato grosso vive em cardume e, por isso, também pode ter mais chance de se acostumar com outros. O tamanho dos animais também deve ser levado em consideração na hora de unir mais de uma espécie no mesmo ambiente.
Outro fator importante, como ressalta a empresária, é a acidez da água. Apenas podem ser deixados juntos peixes que vivam em condições semelhantes. Um exemplo de peixe que pode ser criado junto com outros, de mesma espécie, são os neon. Eles vivem em grupo e em águas acidas.
Hélen comenta que o principal é cuidar dos aquários, prestando atenção ao ph da água e da alimentação dos animais, além da temperatura. Com a manutenção necessária, um aquário pode durar anos.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br