MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

PampaPlus vai apresentar novas tecnologias para o melhoramento genético

Publicada em 20/04/2018

O Curso Internacional de Melhoramento Genético de Bovinos de Corte – PampaPlus – chega a sua décima edição, em 2018, reunindo importantes conferencistas do Brasil e do exterior para debater os avanços do setor e como as novas tecnologias de melhoramento genético contribuem para o aumento da rentabilidade do produtor. O evento acontece de 4 a 5 de maio, no município de Santa Maria, durante o 27º Encorte.

Voltada para produtores rurais, pesquisadores, técnicos, professores e estudantes, a atividade é realizada pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), através das Unidades Pecuária Sul e Gado de Corte, Geneplus, Polo de Excelência em Genética Taurina (PoloGen) e Núcleo de Estudos de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (Nespro/UFRGS), e conta, ainda, nessa edição especial, com o apoio da Universidade Federal de Santa Maria, Sebrae, Allflex e ABS Pecplan.

A coordenadora de melhoramento genético da ABHB, Thaís Pires Lopa, comemora o pioneirismo da Associação em ter capitaneado, há 10 anos, um programa de avaliação genética com o objetivo de tornar acessível informações e coletas de dados aos criatórios HB. “Estamos há 10 anos democratizando o conhecimento e promovendo coletivamente o melhoramento genético das raças Hereford e Braford”. O primeiro curso, lembra Thaís, aconteceu na Embrapa Pecuária Sul, com a prática sendo realizada na Estância Dona Genoveva, localizada em Hulha Negra, de propriedade do criador Renato Kalil. À época, o PampaPlus aglutinava 23 propriedades inscritas. “Hoje, já somamos 63 criatórios participando do Programa Oficial de Melhoramento Genético da ABHB”, destaca.

Conforme o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento e pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Flores Cardoso, a chegada do curso à décima edição é a demonstração clara da sua consolidação. “Neste ano, uma das novidades é que vamos focar bastante em demonstrações práticas. Então, vamos abordar as ferramentas tanto para selecionar os animais como para fazer os acasalamentos, usando a informação qualificada que é gerada pelo programa PampaPlus. Isso é interessante, pois mostra como se usa essa informação qualificada e como os produtores podem gerar valor através da seleção de animais mais produtivos e rentáveis”, frisa Cardoso.

A programação do curso, no primeiro dia, contempla temas variados, como a interação genótipo e ambiente; as novas tecnologias para o melhoramento genético de Hereford e Braford no Uruguai; o papel do melhoramento genético na pecuária de corte; o desempenho de bovinos Braford em diferentes sistemas alimentares; o uso de marcadores moleculares, genes de efeito maior e o exemplo da miostatina no gado de corte; além da seleção de Hereford e Braford para resistência ao carrapato e o melhoramento animal na era das DEPs (Diferença Esperada na Progênie). 

Ainda no dia 4 de maio, acontece o Painel do programa PampaPlus, com a abordagem sobre as metodologias, critérios de avaliação e ganhos genéticos com o Pampaplus, índices econômicos e as facilitações no cadastramento dos dados e visibilidade dos resultados – Sistema Informatizado PampaPlusnet, além de capacitação e interação sobre como participar do programa.

No segundo dia, entram em pauta mais temas de interesse da cadeia produtiva, como o uso de touros jovens avaliados em provas e programas de melhoramento, seleção de características de carcaça e de qualidade da carne auxiliada pela técnica de ultrassonografia, tendências do mercado de comercialização, e sumário de touros e estratégias de acasalamento.

À tarde, acontece um Dia de Campo na Agropecuária Sereno, com a apresentação da propriedade e o trabalho de seleção realizado no local, com orientação do Programa Pampaplus, além de atividades práticas para os participantes. 

Inscrições

Inscrições com 15% de desconto podem ser realizadas até o dia 20 de abril. De 21 a 25 de abril, o desconto será de 5%. Depois de preenchida, a ficha deve ser enviada com o comprovante de pagamento para o e-mail secretaria.hereford@braford.com.br . Mais informações podem ser obtidas através do telefone (53) 3242-1332 ou na sede da ABHB.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br