MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Assembleia Legislativa pode reconhecer relevância cultural da Oktoberfest de Hulha Negra

Publicada em 21/04/2018
Assembleia Legislativa pode reconhecer relevância cultural da Oktoberfest de Hulha Negra | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Festa reúne grande público no Clube Concórdia, na Trigolândia

O parlamento gaúcho avalia uma proposta que reconhece como de relevante interesse cultural do Estado, “as manifestações culturais de origem alemã”. O projeto de lei, apresentado pelo deputado João Fischer, do PP, contempla a Oktoberfest de Hulha Negra, realizada tradicionalmente no Clube Concórdia, na Trigolândia.
A proposição, que ainda será apreciada pelas comissões técnicas da Assembleia Legislativa, tem uma função prática, permitindo aos organizadores do evento requerer, por exemplo, acesso aos programas de incentivo cultural em níveis estadual e federal.
O Canto Moleque da Canção Nativa, de Candiota, a Semana Crioula Internacional e a Galponeira, ambas de Bagé, já dispõem do reconhecimento de relevância cultural, viabilizados por leis aprovadas pelos deputados estaduais entre 2014 e 2017.
Na justificativa apresentada aos parlamentares, Fisher destaca que a imigração alemã no Sul do Brasil começou no Império, em 1824, quando os primeiros grupos de imigrantes da Alemanha vieram se fixar no Estado.
Ao explicar que a intenção é "enaltecer a cultura do povo que deixou forte legado cultural para nosso Estado", o deputado argumenta que "foi no Rio Grande do Sul que começou a vida social e comunitária dos imigrantes alemães, com a fundação de associações, clubes e sociedades de uma abrangente variedade".

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br