ANO: 24 | Nº: 6058
23/04/2018 Cidade

Arquivo Público irá digitalizar acervo

O acervo de documentos do Arquivo Público Municipal de Bagé, localizado na rua João Telles, nº 862, deve ser digitalizado. O processo, que visa a preservação do material, inclui documentos, fotos e plantas de imóveis.
Segundo Rosane Aparecida de Andrade, arquivista, os documentos sofrem desgaste natural e são sensíveis ao toque. Portanto, a maior preocupação da instituição é o manuseio, que deve ser feito de forma cuidadosa. "Além da facilidade do acesso dos pesquisadores, outro benefício será o contato do público com documentos de grande interesse", ressalta, ao expor um dos benefícios da digitalização do acervo.
O trâmite, conforme informado, será feito por ordem de prioridade, a se iniciar pelos setores mais degradados, como cartas do Eurico Salles e os primeiros processos efetuados na Câmara de Vereadores. No entanto, para que todo o acervo seja digitalizado, levará décadas.
A equipe da instituição foi treinada, sexta-feira, por um grupo de especialistas de Rio Grande, e seguirá as normas arquivísticas durante os procedimento. O equipamento que será utilizado na digitalização, de alta precisão, já faz parte agora do do Arquivo Público.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...