MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Governo do Estado ainda não instituiu comitê gestor do Polo Carboquímico

Publicada em 23/04/2018
Governo do Estado ainda não instituiu comitê gestor do Polo Carboquímico | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Complexo da Campanha abrange nove municípios da região

Criado por lei, em novembro do ano passado, o Polo Carboquímico do Rio Grande do Sul, formado pelos complexos carboquímicos do Baixo Jacuí e da Campanha, ainda não tem comitê gestor. Na prática, portanto, nenhuma diretriz saiu do papel. Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Minas e Energia informou que está trabalhando para instituir o colegiado. A pasta adiantou, porém, que investidores já manifestaram interesse em empreender no setor.
O comitê é fundamental para o desenvolvimento da política aprovada pelos deputados em 2017. Compete ao colegiado, por exemplo, implementar o Programa de Incentivo ao Uso Sustentável e Diversificado do Carvão Mineral do Rio Grande do Sul (Procarvão–RS), que visa a atração de novos investimentos, a avaliação da carga tributária e a criação de um plano de apoio ao desenvolvimento sustentável dos municípios que integram cada complexo carboquímico. A criação é estratégica, inclusive, para as cidades da região.
O Complexo Carboquímico da Campanha não estava previsto na proposta do governo. Ele foi garantido após articulação de lideranças locais. Inicialmente, a lei abrangeria o território dos municípios de Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul. Por conta de uma emenda apresentada pelo deputado Aloísio Classmann, do PTB, Pinheiro Machado e Pedras Altas foram incluídas no complexo regional.
A legislação atribui ao comitê a função de gerir o planejamento da política estadual para o setor, elaborar e acompanhar ações e metas, bem como desenvolver um sistema de informações que monitore a execução dos objetivos previstos. Os integrantes serão indicados por titulares de órgãos e entidades e designados por ato do governador, devendo, obrigatoriamente, fazer parte da composição, no mínimo, duas entidades da área ambiental.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br