ANO: 25 | Nº: 6401
24/04/2018 Fogo cruzado

Pacote de propostas voltadas ao funcionalismo ganha espaço na pauta da Câmara

O vice-presidente da Câmara de Bagé, vereador Antenor Teixeira, do Progressistas, adiantou, ontem, durante discurso na tribuna, que não abre mão da data-base de reajuste do funcionalismo municipal. A lei em vigor, de sua autoria, determina que o aumento salarial da categoria deve ser formalizado em janeiro, ou, em caso de aprovação posterior ao primeiro mês do ano, deve prever o pagamento de retroativos.
“Ainda não vi os projetos do governo, que devem ser votados no dia 4 de maio (em agendas extraordinárias, confirmadas, ontem, pelo presidente da Casa, vereador Edimar Fagundes, do PRB), mas não acatarei propostas que ferirem os servidores e, principalmente, que ferirem a legislação da data-base”, garantiu Antenor.
O líder do governo no Legislativo, vereador Graciano Aristimunha, do DEM, entretanto, destaca que o pagamento do reajuste de 1,81%, proposto pelo Executivo, será retroativo ao mês de janeiro. O denominado ‘pacote de valorização dos servidores’ foi apresentado pela prefeitura, aos sindicatos, no dia 12 de abril. As representações sindicais realizaram reuniões, no dia 17, para deliberar sobre as proposições.
Além da revisão salarial, calculada a partir do Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), escalonado, os vereadores devem votar o piso do magistério e o aumento do vale-alimentação, que passa de R$ 12,10 para R$ 20, com contribuição de 5% do valor-base da previdência. A pauta inclui 10 matérias.
O líder do PT, vereador Lélio Lopes (Lelinho), também manifestou preocupação com o pacote de projetos apresentado pelo governo municipal aos servidores. “A maioria das propostas foi rejeitada pelos sindicatos. Creio que temos que ampliar o diálogo dentro da Câmara”, opinou o petista. As matérias ainda não tramitam no Legislativo, mas já estão pautando as discussões da comissão criada para acompanhar as demandas da categoria.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...