MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Sá Monmany retoma atendimentos com estrutura reformada

Publicada em 24/04/2018
Sá Monmany retoma atendimentos com estrutura reformada | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Farmácia realizou cerca de 45 atendimentos até o início da tarde

O tempo instável não impediu a retomada dos atendimentos do posto Sá Monmany, ontem. Após permanecer mais de um ano fechado para reformas, a unidade voltou a operar, mas desta vez, como Estratégia Saúde da Família (ESF), se tornando o quinto Centro de Referência em Saúde de Bagé, contando com atendimento clínico-geral, cardiologista, obstetra, pediatra, dentista e fisioterapia, além do raio-X ontológico, farmácia, eletrocardiograma e desfibrilador.
Conforme a coordenadora do posto, Caroline Ceolin Leon, a unidade que teve sua reinauguração formalizada, na terça-feira passada, só voltou a atender, ontem, porque a equipe de atendimento precisou realizar um treinamento para se acostumar com a nova realidade da unidade, que deve atender cerca de 12 mil pacientes da região, divididos entre o ESF e o Centro de Referência.
A coordenadora ressalta que a unidade conta com médica responsável por atender os 4 mil cadastrados no ESF, enquanto os demais pacientes estão sendo atendidos por outro clínico e pediatra do Centro de Referência. Isso das 7h30min às 12h e das 13h30 às 17h.
Embora os números não tenham sido divulgados até o fechamento desta edição, até as 14h30min, o posto realizou 40 atendimentos de clínica geral, sendo 26 pelo ESF. A unidade também contabilizou 12 serviços de pediatria, cinco de dentista e dois de fisioterapia, além de 45 de farmácia e imunização de cerca de 60 pessoas, pela campanha nacional de vacinação contra a influenza.
A comerciária Ana Maria Leite Souza, 51 anos, foi até o posto para verificar a situação de sua saúde bucal com o dentista, mas ao perceber a agilidade do atendimento, aproveitou para realizar exame com o clínico geral e marcar consulta com o ginecologista do Centro de Referência. “O atendimento está ótimo, existe um envolvimento para atender a comunidade com toda a atenção”, afirma.

Reforma
As atividades do posto se encontravam suspensas desde o início de 2017. A obra iniciou em novembro do ano passado e recebeu um investimento total de R$ 473,9 mil, com recursos próprios do município. A reforma contemplou ampliação da estrutura, adequações e revitalização interna, pintura e modernização de redes hidráulica e elétrica.
O novo prédio conta com 203 metros quadrados, destinados ao programa Estratégia e Saúde da Família (ESF), com ampliação do espaço físico, com quase o dobro do tamanho de antes. Na época em que foi fechado, o Sá Monmany realizava 400 atendimentos por mês. A promessa, agora, é de realizar duas mil consultas no mesmo período.

Samu
Ao lado da estrutura que atende o ESF e Centro de Referência em Saúde, será instalado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No momento, as reformas na instalação estão em andamento, devendo ser finalizadas em até três meses. O serviço contará com área de 185 metros quadrados.
Durante a inauguração da unidade, na semana passada, o prefeito Divaldo Lara destacou que a nova instalação deve gerar uma economia de R$ 8 mil mensais para o município, em função que, atualmente, o Samu se encontra em espaço alugado, junto à Santa Casa de Caridade de Bagé.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br