ANO: 24 | Nº: 6057

Ana Luiza Cabral Risch

27/04/2018 Universo Pet

Toxoplasmose: uma doença dos Gatos?

Toxoplasmose é uma zoonose (doença dos animais que ataca os humanos) causada por um parasita comum no mundo todo, denominado toxoplasma gondii. É chamada de doença dos gatos por que estes são hospedeiros definitivos do protozoário e se contaminam quando se alimentam de carne crua ou mal cozida. Mas não são só os gatos os transmissores, também os suínos, bovinos, aves, cães. O protozoário se multiplica no intestino dos gatos e somente nestes, sendo eliminado nas fezes em forma de oocistos vindo sofrer transformações no ambiente, por isso esta zoonose é classificada como saprozoonose.
A verdade é que o gato elimina nas fezes somente uma vez em sua vida, durante sete a 15 dias, contaminando assim o solo e a areia a partir de 24 horas após a eliminação, a partir daí o mesmo adquire imunidade ao protozoário. A contaminação dos humanos acontece, não pelo contato com os gatos, e, sim, por ingerir carnes mal cozidas, principalmente de suíno e ovino que adquirem através do pasto contaminado com o parasito. Também através da ingestão de hortaliças mal lavadas, água sem tratamento adequado e quando não há limpeza diária das caixas dos gatos removendo as fezes.
Mulheres grávidas não devem se desfazer dos gatos, pois eles não representam perigo algum para seus tutores, desde que seja evitada a manipulação de terras, jardins e limpeza da caixa de areia, sem a proteção adequada (luvas). O ideal seria retirar as fezes do animal diariamente e colocar em um saco, evitando que as mesmas permaneçam mais de 1 dia na areia.
Quem tem gato em casa deve prestar atenção em uma eventual mudança de comportamento ou sintomas que podem ser diarreia, perda de apetite, febre, apatia e dificuldade respiratória, mas normalmente o animal é assintomático, levando imediatamente a um veterinário e fazer um exame, que é bem simples, para detectar se o animal está infectado e se a infecção é recente ou tardia, sendo que o melhor é fazer este teste de seis em seis meses. A toxoplasmose pode ser evitada apenas com uma palavra: higiene.
Os felinos não são responsáveis por todos os casos de toxoplasmose humana. O que tem que ser feito é apenas não consumir e nem oferecer carne mal cozida ou crua, lavar muito bem as hortaliças com água clorada ou adicionar hipoclorito na lavagem das mesmas. Não culpe o gato. Ele não é responsável pelos seus maus hábitos de higiene.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Outras edições

Carregando...