ANO: 24 | Nº: 6110
28/04/2018 Cidade

Flisol acontece, hoje, no complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza

Foto: Matheus Machado/Especial JM

Festival de incentivo ao uso de Softwer Livre é parceria entre instituições de ensino
Festival de incentivo ao uso de Softwer Livre é parceria entre instituições de ensino

Parceria entre a Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), acontece, hoje, o Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (FLISoL). A atividade, aberta ao público, é direcionada aos estudantes dos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia da Computação e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O evento, realizado desde 2005 no País, busca incentivar e disseminar o uso de software livre.

A coordenadora do curso de Sistemas de Informação da Urcamp, Maria Elaine León, destaca que o evento começa com a mesa redonda de abertura, a partir das 9h, com a temática “Sw Livre – Abrangência, Evolução e Ferramentas”. A atividade será composta por ex-professores que ajudaram a informatizar Bagé e região e foram os primeiros docentes e alunos do curso de Sistemas de Informação da Urcamp, como Leonardo Lousada, que auxiliou na implantação e automatização da Urcamp em 1990; Henry Gomes de Carvalho, aluno da primeira turma de Informática, formada em 1995; Cristiano Cachapuz, docente por muitos anos e coordenador do curso de Informática, e Cláudio Albano, atual docente e coordenador acadêmico no campus Bagé da Unipampa, outro entusiasta dos softwares livres. “Fui aluna do Cristiano e do Cláudio, que com o incentivo em sala de aula, nos estimularam e encantaram a sermos os profissionais que nos tornamos, formados pela Urcamp, em Bagé, e espalhados por muitos lugares mundo a fora”, destaca Maria Elaine.

Ainda pela manhã, às 11h, acontece a segunda atividade do dia, “Mineração de dados eleitorais”, palestra ministrada por Alex Dias Camargo. Durante a tarde, a atividade prossegue, a partir das 13h30min, com a palestra “Auditoria de Sistemas com Mineração de Processos”, conduzida por Thales Vaz Maciel. Em seguida, às 14h20min, Fabrízio de Royes Mello palestra sobre “PHP e PostgreSQL – Um é pouco, dois é bom e três é demais”. Às 15h10, Bruno Campos de Vasconcellos traz o tema “Redes Neurais Convolucionais aplicadas à pecuária de precisão”. A última atividade do evento inicia às 16, com Fernando Sérgio Fagonde falando sobre “SW Livre x Carreira de TI”.

As palestras acontecem no complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza e são abertas ao público. A entrada é franca, mas os participantes podem doar dois quilos de alimentos não perecíveis (exceto sal). Os alimentos serão doados a instituições de caridade da região.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...