MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Flisol acontece, hoje, no complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza

Publicada em 28/04/2018
Flisol acontece, hoje, no complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Festival de incentivo ao uso de Softwer Livre é parceria entre instituições de ensino

Parceria entre a Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), acontece, hoje, o Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (FLISoL). A atividade, aberta ao público, é direcionada aos estudantes dos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia da Computação e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O evento, realizado desde 2005 no País, busca incentivar e disseminar o uso de software livre.

A coordenadora do curso de Sistemas de Informação da Urcamp, Maria Elaine León, destaca que o evento começa com a mesa redonda de abertura, a partir das 9h, com a temática “Sw Livre – Abrangência, Evolução e Ferramentas”. A atividade será composta por ex-professores que ajudaram a informatizar Bagé e região e foram os primeiros docentes e alunos do curso de Sistemas de Informação da Urcamp, como Leonardo Lousada, que auxiliou na implantação e automatização da Urcamp em 1990; Henry Gomes de Carvalho, aluno da primeira turma de Informática, formada em 1995; Cristiano Cachapuz, docente por muitos anos e coordenador do curso de Informática, e Cláudio Albano, atual docente e coordenador acadêmico no campus Bagé da Unipampa, outro entusiasta dos softwares livres. “Fui aluna do Cristiano e do Cláudio, que com o incentivo em sala de aula, nos estimularam e encantaram a sermos os profissionais que nos tornamos, formados pela Urcamp, em Bagé, e espalhados por muitos lugares mundo a fora”, destaca Maria Elaine.

Ainda pela manhã, às 11h, acontece a segunda atividade do dia, “Mineração de dados eleitorais”, palestra ministrada por Alex Dias Camargo. Durante a tarde, a atividade prossegue, a partir das 13h30min, com a palestra “Auditoria de Sistemas com Mineração de Processos”, conduzida por Thales Vaz Maciel. Em seguida, às 14h20min, Fabrízio de Royes Mello palestra sobre “PHP e PostgreSQL – Um é pouco, dois é bom e três é demais”. Às 15h10, Bruno Campos de Vasconcellos traz o tema “Redes Neurais Convolucionais aplicadas à pecuária de precisão”. A última atividade do evento inicia às 16, com Fernando Sérgio Fagonde falando sobre “SW Livre x Carreira de TI”.

As palestras acontecem no complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza e são abertas ao público. A entrada é franca, mas os participantes podem doar dois quilos de alimentos não perecíveis (exceto sal). Os alimentos serão doados a instituições de caridade da região.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br