MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Hospital Universitário atinge recorde de tomografias em março

Publicada em 28/04/2018
Hospital Universitário atinge recorde de tomografias em março | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foram realizados 643 exames durante o mês passado

No mês em que completa um ano de funcionamento, o tomógrafo instalado no Hospital Universitário (HU) Doutor Mário Araújo, mantido pela Fundação Attila Taborda (Fat/Urcamp) é apontado como a ferramenta decisiva para zerar a fila de espera pelo exame em Bagé. Enquanto antes os bajeenses aguardavam meses na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) para serem atendidos, hoje é possível ter a demanda sanada no dia seguinte à requisição médica. E, em março, a fila de demanda reprimida foi totalmente zerada, ao mesmo tempo em que o número de exames realizados dobrou, atingido um recorde de atendimentos: 643 tomografias.
Quando o equipamento foi posto em operação, em abril de 2017, a Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e a Prefeitura de Bagé assinaram convênio para o fornecimento mensal de 100 tomografias para a rede básica de saúde.  A 7ª Coordenadoria de Saúde (CRS) também garantiu a realização de 100 tomografias por mês, para os cinco municípios da região (Aceguá, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul). Além disso, também eram disponibilizados para pacientes particulares ou através de convênios de saúde, totalizando uma média de 300 exames realizados a cada mês. Em 2018, a renovação da parceria também elevou a quantidade de serviços prestados pelo HU, através da compra de exames pelo Executivo.
Contudo, esse número praticamente dobrou em março, quando foi registrada a realização de 643 tomografias, atendendo pacientes de Bagé, Lavras do Sul, Dom Pedrito, Hulha Negra, Candiota e Aceguá. Desses, a grande maioria via SUS, tendo sido realizados apenas 33 exames particulares e 13 por convênios.
O coordenador de Administração e TI do hospital, Eduardo Pizani, destaca que a facilidade de acesso ao exame e a grande disponibilidade do equipamento para a rede pública foram fatores preponderantes para zerar a fila de espera.  Além disso, adianta que o HU inova mais uma vez com a implantação da tomografia com contraste. Ele conta, inclusive, que até mesmo pacientes que realizam tratamento oncológico em Pelotas, referência no tratamento de câncer, são encaminhados para realizar o procedimento aqui, já que naquela cidade não é realizado esse tipo de exame via SUS.
Horário de atendimento será ampliado
Confirmando a grande procura pelo serviço, a gestão do Hospital Universitário anunciou mudança no horário de funcionamento da radiologia, onde o tomógrafo está instalado. Atualmente, os exames são realizados das 8h às 12h e das 13h30min às 18h30min. A partir do dia 2 de maio, funcionará das 8h às 20h, sem fechar ao meio-dia.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br