ANO: 25 | Nº: 6236
28/04/2018 Cidade

Hospital Universitário atinge recorde de tomografias em março

Foto: Tiago Rolim de Moura

Foram realizados 643 exames durante o mês passado
Foram realizados 643 exames durante o mês passado
No mês em que completa um ano de funcionamento, o tomógrafo instalado no Hospital Universitário (HU) Doutor Mário Araújo, mantido pela Fundação Attila Taborda (Fat/Urcamp) é apontado como a ferramenta decisiva para zerar a fila de espera pelo exame em Bagé. Enquanto antes os bajeenses aguardavam meses na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) para serem atendidos, hoje é possível ter a demanda sanada no dia seguinte à requisição médica. E, em março, a fila de demanda reprimida foi totalmente zerada, ao mesmo tempo em que o número de exames realizados dobrou, atingido um recorde de atendimentos: 643 tomografias.
Quando o equipamento foi posto em operação, em abril de 2017, a Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e a Prefeitura de Bagé assinaram convênio para o fornecimento mensal de 100 tomografias para a rede básica de saúde.  A 7ª Coordenadoria de Saúde (CRS) também garantiu a realização de 100 tomografias por mês, para os cinco municípios da região (Aceguá, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul). Além disso, também eram disponibilizados para pacientes particulares ou através de convênios de saúde, totalizando uma média de 300 exames realizados a cada mês. Em 2018, a renovação da parceria também elevou a quantidade de serviços prestados pelo HU, através da compra de exames pelo Executivo.
Contudo, esse número praticamente dobrou em março, quando foi registrada a realização de 643 tomografias, atendendo pacientes de Bagé, Lavras do Sul, Dom Pedrito, Hulha Negra, Candiota e Aceguá. Desses, a grande maioria via SUS, tendo sido realizados apenas 33 exames particulares e 13 por convênios.
O coordenador de Administração e TI do hospital, Eduardo Pizani, destaca que a facilidade de acesso ao exame e a grande disponibilidade do equipamento para a rede pública foram fatores preponderantes para zerar a fila de espera.  Além disso, adianta que o HU inova mais uma vez com a implantação da tomografia com contraste. Ele conta, inclusive, que até mesmo pacientes que realizam tratamento oncológico em Pelotas, referência no tratamento de câncer, são encaminhados para realizar o procedimento aqui, já que naquela cidade não é realizado esse tipo de exame via SUS.
Horário de atendimento será ampliado
Confirmando a grande procura pelo serviço, a gestão do Hospital Universitário anunciou mudança no horário de funcionamento da radiologia, onde o tomógrafo está instalado. Atualmente, os exames são realizados das 8h às 12h e das 13h30min às 18h30min. A partir do dia 2 de maio, funcionará das 8h às 20h, sem fechar ao meio-dia.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...