ANO: 25 | Nº: 6361
28/04/2018 Editorial

Resultado da união

A matéria de destaque desta edição do Jornal MINUANO, referente ao número recorde de exames realizados, em março, pelo tomógrafo do Hospital Universitário (HU) Doutor Mário Araújo é um claro exemplo de que quando há ventos favoráveis e, também, união de esforços, os objetivos almejados podem ser alcançados.

E por quê? Se recordarmos situações recentes envolvendo o aparelho, assim como o próprio HU, será possível verificar um cenário que era praticamente o inverso do atual. O equipamento, viabilizado com recursos oriundos da Consulta Popular, precisou ficar armazenado, por um período considerável, simplesmente pela escassez de recursos para ser posto em uso. O custo era alto e não haviam garantias que cobrissem tal valor. Ao mesmo tempo, o próprio hospital, que vivia uma situação financeira delicada, acabou fechando suas portas por determinado período.

A situação, porém, mudou totalmente quando uma parceria entre a Fundação Attila Taborda (Fat/Urcamp), mantenedora do HU, e o poder público municipal acabou sendo sacramentada. Pelo acerto, o Executivo passou a comprar exames para serem destinados à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa maneira, não apenas a unidade hospitalar passou a ter crédito para manter os serviços e como o governo permitiu que pessoas que aguardavam em filas, para receber o atendimento, passassem a ter suas demandas sanadas, e com certa agilidade.

No caso específico do tomógrafo, foi possível, somente em março, a realização de 643 exames. E em sua maioria via SUS. Ou seja, para a população que não conta com verbas suficientes para manter um plano de saúde ou mesmo arcar com serviços particulares. Essa união, que foi renovada e ampliada em 2018, já resulta em uma série de outros resultados positivos, que permitem, também, que todo o HU viva uma nova realidade, de revitalização e modernização de sua estrutura.

Na prática, o tomógrafo foi o ponto de partida para um cenário que, com certeza, muitos gestores, públicos ou privados, sempre almejaram – ao menos devem ter pensando em - alcançar ao tratarem do assunto Saúde. É um modelo de resultado da união.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...