MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

TSE autoriza alteração do nome do Partido Ecológico Nacional

Publicada em 28/04/2018

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, a alteração do nome  do Partido Ecológico Nacional (PEN). A legenda, que passa a se chamar Patriota, utilizando a sigla Patri, ainda de acordo com o TSE, mantém sete filiados em Bagé.
O pedido de mudança de nomenclatura havia sido impugnado por outra agremiação de nome semelhante (Patriotas). De acordo com o relator do processo, ministro Jorge Mussi, ‘apenas a legenda com estatuto registrado no TSE possui exclusividade no uso de sua denominação, sigla e símbolos’. Ocorre que o partido autor da impugnação não possui registro de estatuto na Corte Eleitoral.
O relator reforçou que a impugnação contra a mudança de nome também foi apresentada fora do prazo de cinco dias, contados da publicação do edital relativo ao registro do estatuto do partido.

Corrida presidencial
A mudança da nomenclatura ganhou espaço na pauta política em função do deputado federal Jair Bolsonaro. O parlamentar chegou a abrir diálogo com a direção do Patriota, antes de anunciar filiação ao PSL, pelo qual deve disputar a presidência da República. Em março, a sigla lançou a pré-candidatura do deputado federal Cabo Daciolo, do Rio de Janeiro. Daciolo se destacou ao liderar as reivindicações na greve dos bombeiros em 2011.

Alteração vetada
O TSE negou o pedido que tratava de alteração, no estatuto do Patri, de dispositivos que atribuíam ao presidente de honra amplos e irrestritos poderes, que se sobreporiam às próprias deliberações da legenda. O presidente de honra, na prática, poderia admitir ou expulsar qualquer filiado.
O ministro Jorge Mussi entendeu que os poderes conferidos ao presidente de honra, em caso de mudança do ato constitutivo se revestiriam de natureza autoritária e unilateral, colidindo com o princípio democrático que norteia a Constituição de 1988.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br