MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Flisol debate uso e aplicações de softwares livres

Publicada em 30/04/2018
Flisol debate uso e aplicações de softwares livres | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Fabrízio de Royes Mello falou sobre “PHP e PostgreSQL – Um é pouco, dois é bom e três é demais”

Em sua segunda edição na cidade, o Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (Flisol) reuniu, no sábado, estudantes e profissionais da área de Tecnologia de Informações no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza. Realizado pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp), em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), o evento promove o uso de software livre.
O festival, realizado anualmente, de forma simultânea, em toda a América Latina, iniciou há 14 anos. As atividades têm como finalidade apresentar a filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento destes softwares.
Durante a manhã e a tarde de sábado, profissionais, egressos da Urcamp e atualmente professores das três instituições envolvidas, discorreram sobre os diversos panoramas dos programas e as diferentes formas de aplicação. No público, estudantes da Urcamp, Unipampa e IFSul, além de profissionais de tecnologia, participaram do encontro.
Um dos coordenadores do evento, professor do curso de Sistema de Informação da Urcamp, Fernando Fagonde, foi o último palestrante do evento. Ele falou sobre "Sw Livre X Carreira de TI". Antes de subir ao palco, Fagonde conversou brevemente com a equipe do Jornal MINUANO e explicou que os programas são considerados livres porque podem ser copiados, usados, modificados e redistribuídos por quem o usa. "A cultura do software livre deve atender a estas quatro liberdades básicas", destacou.
O professor apontou que os programas podem, inclusive, ser utilizados como ferramentas de desenvolvimento regional, tanto de forma econômica, quanto intelectual. "Podem ser criados softwares para resolver problemas da região,  usados para o agronegócio, por exemplo", apontou.
O primeiro Flisol foi realizado na cidade em 2017, idealizado pelos profissionais da equipe de Tecnologia da Informação da Urcamp, em parceria com o curso de Sistemas da Informação. Neste ano, através dos cursos de Engenharia da Computação e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a Unipampa e IFSul, respectivamente, também participaram do processo.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br