ANO: 25 | Nº: 6255

Rochele Barbosa

rochelebarbosa@gmail.com
Jornalista formada pela Universidade da Região da Campanha. Responsável pela produção e reportagem do caderno de Saúde do Jornal MINUANO
30/04/2018 Caderno Minuano Saúde

Os benefícios da prótese tipo protocolo e dos sistemas autoligáveis

Foto: Divulgação

página 3
página 3
Recuperar um sorriso perdido pode ser mais simples do que muitas pessoas imaginam. A prótese tipo protocolo sobre implante é a melhor opção para quem perdeu todos os seus dentes e deseja ter uma prótese fixa na arcada dentária, garantindo estética, função e, claro, uma autoestima muito mais elevada.
A prótese protocolo sobre implante é uma das inúmeras soluções em implantes dentários que existem atualmente. Porém, ganha destaque por proporcionar a seus usuários uma função mastigatória perfeita, tornando-se tão natural quanto uma arcada dentária original.
Dento da especialidade da ortodontia, existem inúmeras técnicas, variados tipos de aparatologias fixas para se chegar ao resultado desejado. É importante compreender que todas as técnicas apresentam suas vantagens e desvantagens. Quanto mais vantagens uma técnica apresentar, maior será a aceitação e qualidade do tratamento.
De suma importância é a quantidade de vantagens que o sistema escolhido pelo profissional vai apresentar, assim o sistema autoligável engloba técnicas que estão sendo cada vez mais aprimoradas e estudadas.
Nesta edição, os odontólogos Carla Melo e Rodolfo Cecconello irão explicar os benefícios dessa prótese dentária e dos sistemas autoligáveis.

Benefícios da prótese
Para que a prótese protocolo assuma tal naturalidade em seus usuários, o odontologista Rodolfo Cecconello destaca que é parafusada e fixa, de modo camuflado, sobre um determinado número de implantes (mínimo de quatro na arcada inferior e seis na arcada superior). A prótese protocolo sobre implante conta com uma estrutura interna em titânio ou zircônio e é coberta por dentes de cerâmica.
A prótese ainda pode possuir detalhes em cerâmica rosa claro ou escuro, que simulam a gengiva ao redor dos dentes. Tudo para se assemelhar ao máximo com uma arcada dentária natural.
Quem utiliza próteses removíveis, como a famosa “dentadura”, compreende o quão complicada pode ser a realização de pequenas ações, como falar ou sorrir, destaca o profissional. “As complicações e restrições são inúmeras, ultrapassando as físicas (como a mastigação) e atingindo o convívio social”, explica.
Cecconello destaca que por ser uma prótese totalmente fixa, possibilita uma perfeita função mastigatória, ocupando apenas o espaço onde originalmente ficava a arcada dentária que foi perdida. “Assim, ela permite que os pacientes se sintam como quando possuíam seus dentes naturais”, destaca.
Ele enfatiza que há casos em que o paciente necessitará de enxerto ósseo, onde os exames solicitados pelo implantodontista irão definir a necessidade ou não. “Por isso, a prótese tipo protocolo, é uma das melhores opções para o paciente em questões funcionais, bem como pela qualidade de materiais utilizados”, salienta.
O profissional conclui dizendo que os pacientes devem sempre procurar um cirurgião-dentista especialista em implantodontia para realizar tal procedimento com conhecimento e segurança.

Sistema Autoligável: modernidade aliada a estética com o modelo
Com o surgimento do sistema autoligável, viu-se a necessidade de aliar essa primorosa técnica a estética, ou seja, surgiu então o bráquete Evolution/New Evolution, o qual, explica a dentista Carla Melo, temos cada vez mais vantagens em relação as demais técnicas existentes no mercado.


Vantagens
- Taxa de alinhamento (através da expansão dentoalveolar, geram espaço e facilitam o alinhamento e nivelamento dos dentes);
- Alteração na dimensão vertical do arco;
- Tempo total de tratamento reduzido;
- Tempo de cadeira do paciente, mais rápido;
- Saúde periodontal;
- Menor reabsorção radicular;
- Menor desconforto;
Finalizando, Carla destaca que o Sistema Evolution/New Evolution, com canaleta metálica, a qual visa diminuir o atrito, aumentar o deslizamento, potencializando a Filosofia de Bioadaptação Transversal dos Maxilares e uma melhor leitura dos torques (principalmente em casos mais complexos) apresenta-se, hoje, como uma das melhores opções de tratamento ortodôntico, prático, moderno, estético e eficaz.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...