ANO: 24 | Nº: 6058
01/05/2018 Cidade

Agência Sine Bagé armazena 247 carteiras de trabalho que não foram retiradas

Foto: Antônio Rocha

Documentos podem ser buscados na unidade
Documentos podem ser buscados na unidade
O arquivo da agência FGTAS/Sine Bagé contabiliza 247 Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) que aguardam ser retiradas pelos seus solicitantes. Os documentos foram requeridos entre 2002 e 2017. As carteiras podem ser retiradas na agência, localizada na avenida Marechal Floriano, nº 1431, pelos seus titulares ou pessoas autorizadas com procuração cartorial, apresentando RG ou o comprovante do pedido.
De acordo com o coordenador do Sine Bagé, Marcelo Nalério, a agência já constatou que um dos motivos para o ocorrido é que muitos dos requerentes trocam de cidade e esquecem que fizeram o pedido da CTPS.
Outro fator destacado pelo coordenador é que algumas pessoas não buscam o documento por se arrependerem da ação, levando em conta que a fizeram por pressão familiar. “Acreditamos que muitas destas pessoas fizeram as carteiras em um momento de transição e impulsionadas por seus familiares, haja visto que precisa ter 14 anos e 1 dia para realizar a solicitação”, afirma.
Nalério explica que, atualmente, a agência realiza 26 atendimentos diários para a confecção da carteira de trabalho, sendo 20 durante a manhã e seis no período da tarde. O coordenador salienta que a agência de Bagé é um posto de atendimento, onde os dados são coletados e repassados para o sistema do Ministério do Trabalho, que confecciona as carteiras em Pelotas. Dessa forma, após o pedido, o solicitante deve aguardar de 10 a 15 dias para que sua carteira chegue ao município.
Ele também comenta que além das CTPS, outros pertences são esquecidos no local. “Uma bicicleta também foi esquecida na frente da agência e guardamos ela, desde dezembro, no pátio, protegida das intempéries, mas ninguém reivindicou propriedade”, conta.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...