MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Junta Comercial contabiliza baixo uso de Sistema de Registro Mercantil

Publicada em 04/05/2018
Junta Comercial contabiliza baixo uso de Sistema de Registro Mercantil | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Adesão ao processo digital foi baixo na região

Desde outubro do ano passado, a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) realiza as operações com o Sistema de Registro Mercantil (SRM), em substituição ao Sistema Integrado de Automação do Registro do Comércio (Siarco). Com a implantação do SRM, tornou-se viável a realização dos processos na forma digital. Contudo, segundo informações do ER em funcionamento na Rainha da Fronteira, sede regional da JucisRS - junto à Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), a procura pelo processo informatizado tem sido baixa na região.
A unidade regional da Junta presta atendimento para os municípios de Aceguá, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Santana do Livramento. A assessora da JucisRS, Michelle Ribeiro, conta que, no interior, a procura tem sido baixa pelo processo informatizado. "Aqui, no interior, ainda não estão usando muito, pois é requisito a assinatura digital do CPF e os empresários ainda não têm o hábito de realizar essa certificação. Os contadores aqui da região continuam realizando o processo via balcão, porque sentem mais segurança e pela falta da certificação de seus clientes ", explica.
Na capital, onde o volume de registro é maior, desde o último dia 1º, os processos físicos não são mais realizados. "Nos escritórios regionais, ainda estão trabalhando com processos físicos, sem prazo para implementação exclusivamente digital", adianta Michele.
Com a migração para o sistema digital, não é necessário o deslocamento até a sede da Junta para abrir, alterar ou extinguir uma empresa, ou seja, o processo pode ser feito de forma 100% eletrônica, trazendo agilidade e garantindo a segurança do processo.
A mudança de plataforma traz, como principal vantagem, a automatização dos procedimentos e registro digital, reduzindo a burocracia no processo de registro de empresas e trazendo mais segurança jurídica ao empresário. A Junta Digital funciona durante 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br