ANO: 26 | Nº: 6526
04/05/2018 Cidade

Junta Comercial contabiliza baixo uso de Sistema de Registro Mercantil

Foto: Antônio Rocha

Adesão ao processo digital foi baixo na região
Adesão ao processo digital foi baixo na região
Desde outubro do ano passado, a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) realiza as operações com o Sistema de Registro Mercantil (SRM), em substituição ao Sistema Integrado de Automação do Registro do Comércio (Siarco). Com a implantação do SRM, tornou-se viável a realização dos processos na forma digital. Contudo, segundo informações do ER em funcionamento na Rainha da Fronteira, sede regional da JucisRS - junto à Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), a procura pelo processo informatizado tem sido baixa na região.
A unidade regional da Junta presta atendimento para os municípios de Aceguá, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Santana do Livramento. A assessora da JucisRS, Michelle Ribeiro, conta que, no interior, a procura tem sido baixa pelo processo informatizado. "Aqui, no interior, ainda não estão usando muito, pois é requisito a assinatura digital do CPF e os empresários ainda não têm o hábito de realizar essa certificação. Os contadores aqui da região continuam realizando o processo via balcão, porque sentem mais segurança e pela falta da certificação de seus clientes ", explica.
Na capital, onde o volume de registro é maior, desde o último dia 1º, os processos físicos não são mais realizados. "Nos escritórios regionais, ainda estão trabalhando com processos físicos, sem prazo para implementação exclusivamente digital", adianta Michele.
Com a migração para o sistema digital, não é necessário o deslocamento até a sede da Junta para abrir, alterar ou extinguir uma empresa, ou seja, o processo pode ser feito de forma 100% eletrônica, trazendo agilidade e garantindo a segurança do processo.
A mudança de plataforma traz, como principal vantagem, a automatização dos procedimentos e registro digital, reduzindo a burocracia no processo de registro de empresas e trazendo mais segurança jurídica ao empresário. A Junta Digital funciona durante 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...