ANO: 26 | Nº: 6491

Viviane Becker

viviminuano@hotmail.com
Colunista social do Jornal Minuano, Viviane Becker é experiente jornalista de geral e conhecida editora do caderno de variedades Ellas.
04/05/2018 Caderno Ellas

Moda slow fashion Dona Rufina

Foto: Rosane Coutinho/Especial JM

Luciana e Helena apresentaram a nova proposta na semana passada
Luciana e Helena apresentaram a nova proposta na semana passada

Do encontro da artista plástica e designer de Moda Helena Uberti com a também designer e pesquisadora de moda Luciana Bulcão, nasce, timidamente, o projeto chamado Dona Rufina, que foi lançado, na semana passada, durante um evento nas dependências da loja Efeito. A dupla tem interesses em comum, como a paixão pelo pampa gaúcho, a arte e a moda, e mais o link com a sustentabilidade e o resgate da cultura local. Foi dessa forma que elas somaram esforços para dar apoio à causa slow fashion.

Nesta primeira coleção, Helena traz consigo a expertise em técnicas de feltragem de sua marca, a grife Ovelha Urbana, e Luciana acrescenta seu olhar projetual, orientado pelo design e sua experiência com acessórios em couro. Desta fusão de talentos, nasce a moda slow fashion Dona Rufina.

 

O Projeto

As idealizadoras explicam que instalado aqui, em Bagé, o projeto tem, como um dos objetivos, regenerar o território do pampa gaúcho através do resgate de práticas sábias da cultura local. "Ao trazer a lã como um dos principais elementos de matéria-prima na confecção das peças, bem como o couro de descarte da indústria calçadista, trabalhamos elementos de uma cultura local, sob o viés da sustentabilidade", explicam.

 

Feltragem

Com a feltragem, as designers valorizam a matéria-prima local e demonstram a cultura do pampa gaúcho, através de roupas e acessórios contemporâneos, transpondo a cultura local como expoente global de moda. 

 

Life style

A Dona Rufina traz, consigo, em seu DNA, peças atemporais de moda, sempre primando por qualidade e sofisticação. Pensada para uma mulher cosmopolita, dinâmica e de forte personalidade, a marca apresenta uma ampla diversidade em produtos com ética e sustentabilidade social. Como visto, a marca se processa à base da moda, da expressão de si e do design na região.

 

Princípios da marca

- Utilização de recursos renováveis, não acumulação de mais resíduos no ecossistema;

- Direcionamento para a concepção de produtos com recursos provenientes de comunidades locais;

- União entre a produção com apoio social e a consciência coletiva da extração e utilização eficaz dos recursos naturais.

 

Marca Guarda-chuva:

A ideia será ampliada ao acolher outros projetos ligados à moda, arte e design que venham de encontro com os princípios da marca: valorização da cultura local, o amor ao pampa gaúcho e a sustentabilidade.

"Sabemos que na nossa região temos inúmeros talentos criativos, e a ideia é usar isso a nosso favor através de projetos que valorizem o que é nosso. De que forma você pode fazer parte? Apresente sua proposta para Dona Rufina e, quem sabe, o próximo evento não seja o seu?", sugerem Luciana e Helena.

 
Contatos
(51) 99936-9845
@drufina.rs


Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Outras edições

Carregando...