MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Camal firma parceria com cooperativa de Cruz Alta

Publicada em 07/05/2018
Camal firma parceria com cooperativa de Cruz Alta | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cooperativa já produziu uma gama de produtos

O leite produzido por cerca de 200 associados da Cooperativa Agrícola Mista Aceguá (Camal) passa, a partir de agora, a ser beneficiado em Cruz Alta, pela Cooperativa Central Gaúcha Ltda. (CCGL). De acordo com o presidente da Camal, Sieghard Ott, a Cooperativa Sul-rio-grandense de Laticínios (Cosulati) era responsável por toda a produção da entidade há 16 anos, mas, devido a dificuldades financeiras da empresa pelotense, foi necessário realizar a nova parceria.

Em 2001, a Cosulati arrendou o setor de laticínios da Camal, assumindo a bacia leiteira. Na ocasião, a Camal cedeu à Cosulati o seu parque industrial, localizado em Colônia Nova, Aceguá, e os direitos sobre a marca Ibajé.

Segundo Ott, com a mudança de cooperativa, a marca de leite Ibajé, que tem mais de 50 anos, deixa de ser envasada. “Estamos negociando com a CCGL a possibilidade de seguir com a marca”, disse.

O presidente salienta que, atualmente, a Camal recolhe 50 mil litros de leite por dia da produção dos cerca de 200 associados. A empresa de Cruz Alta irá transformar 100% do alimento em leite em pó.

 

Origem

A Camal foi criada no dia 24 de outubro de 1959,por um pequeno número de produtores rurais. Com o grupo, fora estabelecida a marca Ibajé, responsável, também, por queijo e iogurte, entre outros produtos derivados do leite.

O grupo, de cerca de 80 famílias, imigrantes e filhos de imigrantes de origem germânica, vieram de  Santa Catarina, em 1949, e colonizaram uma fazenda no então município de Bagé, distrito de Aceguá, para se dedicar à cultura do trigo na qual tinham tradição. O número de famílias cresceu até 1956, chegando a 250, com uma produção recorde de sete mil toneladas de trigo comercializada.

Em 1957, com condições climáticas adversas e variedades de sementes sem resistência a doenças fúngicas, as frustrações nas safras de trigo foram totais, fazendo com que muitas famílias procurassem se desfazer dos investimentos, liquidar os seus compromissos e emigrar para outros estados ou países.

Dois anos depois, um pequeno grupo de pessoas resolveu migrar para a pecuária leiteira e a industrialização do leite, dentro do sistema cooperativo. No dia 24 de outubro de 1959, um pequeno número de produtores rurais criou uma cooperativa agropecuária, com o objetivo de industrializar e comercializar leite e seus derivados, e assim foi constituída a Camal. 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br