ANO: 25 | Nº: 6259
07/05/2018 Editorial

Genética de resultados

Para uma região cuja produção primária encontra, num setor específico, não apenas tradição, mas sucesso de resultados, é necessário, seja a médio ou longo prazo, estabelecer novos patamares. Isso para se adequar às exigências crescentes da população consumidora e, sobretudo, para não ter de enfrentar concorrentes atentos a qualquer vacilo.

No âmbito da Campanha, por exemplo, é de notório saber que a pecuária sempre se consolidou como uma das principais matrizes geradoras de trabalho e renda. E não simplesmente pelo conhecimento adquirido ao longo de gerações, mas pelo cenário constituído pela própria natureza, que garante, aos que aqui habitam, as condições necessárias para viabilizar produções, sejam pequenas ou mesmo em larga escala.

Dentro deste cenário, foi importante a instituição do chamado PampaPlus, programa de avaliação genética da Associação Brasileira de Hereford e Braford. Em evento realizado na semana passada, em Santa Maria, alguns dados referentes a tal ferramenta não apenas foram expostos, mas possibilitaram que novos horizontes possam ser almejados.

Conforme apresentado pelo médico veterinário Bruno Teixeira, resultados obtidos com o seu trabalho de doutorado comprovaram habilidade materna e permanência do rebanho, com as vacas conseguindo chegar até os seis anos de idade entregando até três terneiros. O exposto não é interessante apenas para o referido palestrante, ou mesmo para a sociedade acadêmica, mas para os produtores que poderão utilizar tais dados para implementarem suas produções.

O PampaPlus tem por objetivo oferecer um programa de melhoramento genético com nível técnico de excelência no cenário nacional e internacional, fornecendo informações computadorizadas de fácil e ágil acesso e manuseio para a seleção de características econômicas de interesse para as raças Hereford e Braford. Mas mais que isso, realiza as avaliações por meio do uso de um conjunto de ferramentas e softwares que facilitam o gerenciamento de informações provenientes do campo, que permite o produtor realizar diversos tipos de simulações, sob diversos índices de desempenho. Assim, direciona seus acasalamentos e gera relatórios informatizados, que facilitam a condução dos trabalhos a campo. É, de forma bem simples, um sistema direcionado à genética, mas de resultados coletivos.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...