MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Parceria entre Urcamp e Unipampa viabiliza oficina de produção textual a partir da fotografia

Publicada em 07/05/2018
Parceria entre Urcamp e Unipampa viabiliza oficina de produção textual a partir da fotografia | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Oficinas irão acontecer na Urcamp

O curso de Jornalismo da Urcamp e o Laboratório de Leitura de Produção Textual (Lab), ligado ao curso de Letras da Unipampa, concretizaram seu primeiro evento conjunto no sábado. A parceria viabilizou a oficina "Cidade, rua, gente: a escrita enquanto expressão fotográfica", que teve seu primeiro módulo e será concluída no próximo dia 12.
As oficinas acontecem no campus central da Universidade da Região da Campanha, sob a coordenação da professora Clara Dorneles. As aulas são ministradas pelas integrantes do Lab, a mestranda da UFPel, Mariane Rocha, e a professora Viviane Geribone, que é mestre em Educação pela URI e responsável pela disciplina institucional de Língua Portuguesa na Urcamp.
A proposta do trabalho é propor uma nova percepção da presença dos textos verbais e não verbais a partir do discurso fotográfico, tão presente no cotidiano, seja pelo avanço no acesso a meios de informação quanto pela popularização da tecnologia que permite que todos sejam produtores de conteúdos fotográficos. As atividades desenvolvidas estimulam a abertura para novas dimensões de leitura da imagem, sua associação com o texto escrito e a produção ligada às crônicas. “Nossa proposta é pensar na inter-relação entre o texto escrito e o texto imagético, o da fotografia. Mas fazer isso buscando uma complementaridade entre os dois, uma produção de sentido conjunto. Porque, usualmente, essas leituras tendem a dar privilégio para um dos dois: ou para o texto ou para a fotografia. Nosso trabalho pretende evitar essa sobreposição para oferecer uma oportunidade de usar os dois recursos em uma única e rica forma de expressão”, defende Clara.
As inscrições, que contaram com 25 vagas, foram oferecidas para estudantes dos cursos de Letras e de Jornalismo, mas eram abertas à comunidade e para todos os interessados na experiência de produção textual a partir da experiência fotográfica. “Acredito que seja uma oportunidade para o aluno do Jornalismo ampliar sua concepção dos diferentes gêneros do texto verbal, até porque já temos um trabalho bem abrangente sobre fotojornalismo e fotografia para auxiliar a encontrar novos caminhos de expressão”, aponta o coordenador do curso de Jornalismo da Urcamp, Glauber Pereira.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br