ANO: 24 | Nº: 6159

Divaldo Lara

divaldolara@gmail.com
Prefeito de Bagé
07/05/2018 Divaldo Lara (Opinião)

Passado e futuro em uma semana

Um pé no passado, outro no futuro. Assim foi a semana, em que participei de eventos que unem passado, juventude e tecnologia e nos remetem a uma reflexão sobre o tempo.

Na sexta-feira passada, o Arquivo Público Municipal reuniu cerca de cem pessoas para apresentar novas instalações e compartilhar a história dos homenageados que emprestam seus nomes aos quatro novos espaços inaugurados. A emoção tomou conta do lugar ao relembrar as trajetórias de Luís Olavo Almeida de Salles, Octávio Assumpção Gaffrée, Maurício Infantini Filho e Zair da Rosa Romero, que, respectivamente, denominam os espaços "acervo do desenvolvimento rural", "acervo assistência social", "acervo saúde" e “acervo geral dap”. A modernização, além das salas revitalizadas, chegou com a aquisição de um scanner que prevê digitalização de cerca de 1.800 documentos por dia para que, em breve, todo material esteja disponibilizado na internet e ao alcance de todos. Complemento, ressaltando o trabalho incansável do diretor, Cláudio de Leão Lemieszeck, que está tornando nosso Arquivo Público Municipal uma referência no Estado.

O passado, nossa referência do que deu e o que não deu certo, é nossa forma de balizar o futuro e, para isso, precisa estar focado em tecnologias que garantam contar nossa história de forma eficiente. 

Já nesta sexta-feira (4), estive no Sindicato e Associação Rural de Bagé, juntamente com outra centena de bajeenses para congratular a nova diretoria da Rural Jovem, que tomara posse no ato, que comemora 10 anos de atividades e que, através de painéis, busca aperfeiçoamento da atividade primária, focada em recursos modernos. Preparar e despertar o interesse de jovens, sobretudo em uma atividade tão importante para todo o Brasil, como a primária, e que é uma das grandes responsáveis para que nossa região não sofra maiores impactos da crise que atinge todo o País, é motivo de orgulho para mim. Por este motivo, todas as demandas, tanto da Associação e Sindicato Rural quanto da Rural Jovem, são tratadas com muito respeito e apreço dentro do Poder Público municipal e fiz questão de participar do evento.

Faço, aqui, um reconhecimento público às gestões anteriores pelo trabalho e dedicação aos ideais passados por muitos anos, de geração para geração. Parabenizo a nova presidente, Maria Luísa Doglia, que passa a trazer, pela primeira vez, a força feminina à frente da associação, e que tenho certeza, como exemplo de boa administração, será mencionada com muito orgulho por todos como presidente e não “presidenta”.

Estes dois eventos, em particular, me evidenciaram a importância da união de passado e futuro, e com este paralelo em dois tempos, encerrei a semana pensando muito no presente e na importância de ações rápidas e eficientes para nosso município.

Ações como as que têm garantido a recuperação e modernização de equipamentos e serviços para a saúde, para a educação e a infraestrutura da cidade, e ainda a percepção de que outras entidades trabalham no mesmo ritmo e na mesma direção, nos fazem perceber que estamos todos em sintonia e no caminho certo do desenvolvimento. Desta forma, carrego a certeza de que há muitas boas conquistas a contar. E contaremos juntos, unidos.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...