MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Marina Portella deixa mandato no Legislativo

Publicada em 08/05/2018
Marina Portella deixa mandato no Legislativo | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Petebista vai assumir cargo no Executivo

A bancada do PTB terá nova composição a partir de quinta-feira. A vereadora Marina Portella, que exercia mandato desde o início da legislatura, entrega o posto para o ex-coordenador do Parque do Gaúcho, Geraldo Saliba, que exerceu a função de vereador pela legenda, entre 2012 e 2016. A petebista adiantou, ontem, durante discurso de despedida, que deve assumir a Coordenadoria de Habitação, atendendo convite do prefeito Divaldo Lara, para cuidar do processo de construção e entrega das 1.164 moradias, construídas através do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.
A trajetória política de Marina, 58 anos, está diretamente ligada a Divaldo. A petebista, que cresceu no Uruguai, foi assessora parlamentar do atual prefeito, quando ele exercia mandato no Legislativo bajeense. Sua candidatura à Câmara de Vereadores também foi lançada com apoio do atual chefe do Executivo. “Como nunca fugi da raia, aceitei o convite e fui para o julgamento das urnas”, recordou, ao destacar que contabilizou 902 votos no pleito de 2016, garantindo a condição de suplente do partido.
Marina é autora do anteprojeto de lei que criou a creche noturna. Ela também propôs uma alteração na lei que regulamenta a concessão de títulos de cidadania bajeense, incluindo o nome do parlamentar proponente na placa que certifica a homenagem. Algumas bandeiras serão mantidas no novo cargo, a exemplo da articulação por uma linha de ônibus entre Bagé e Montevidéu, capital do Uruguai. “Vai nos ajudar no desenvolvimento econômico e no intercâmbio cultural”, avalia.

Procuradoria
A mudança na bancada do PTB não apenas reduz a representatividade feminina no plenário. Sem Marina, a Câmara passa a contar com três vereadoras, registrando a menor presença de mulheres no Legislativo bajeense desde a legislatura de 2005-2008, quando a Casa tinha 11 cadeiras e um mandato feminino: o de Cármen Vargas. A alteração, entretanto, também deve alterar a composição da Procuradoria da Mulher, instituída no final do ano passado. O cargo de procuradora era exercido pela petebista. Beatriz Souza, da Rede Sustentabilidade, é a primeira procuradora-adjunta e Sonia Leite, do PP, é a segunda procuradora-adjunta.

Comissão de Ética
Marina representava o PTB na Comissão de Ética Parlamentar, que se reúne às terças-feiras. O partido, agora, deve indicar novo nome para composição do colegiado permanente.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br