MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Marco Maia propõe regime especial sobre bens nacionais adquiridos em free shops

Publicada em 09/05/2018
Marco Maia propõe regime especial sobre bens nacionais adquiridos em free shops | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Medida pode beneficiar lojas francas de Aceguá

A Câmara dos Deputados avalia uma proposta de alteração no decreto-lei que trata sobre o tratamento tributário relativo à bagagem, em vigor desde 1984, para dispor a respeito do regime de tributação especial sobre bens nacionais adquiridos em loja franca de fronteira terrestre de chegada no País. De autoria do deputado federal Marco Maia, do PT gaúcho, a redação, que aguarda designação de relator, pode beneficiar o município de Aceguá.
A proposta determina que, em relação aos bens adquiridos em lojas francas de fronteira terrestre, os viajantes gozarão de uma isenção global e independente de 300 dólares. Ao montante que ultrapassar o limite de isenção, ainda de acordo com a proposição, será aplicado regime de tributação especial, que isenta de tributos os produtos comercializados em loja franca (free shop), observados os termos, limites e condições estabelecidos pelo Executivo.
O texto cria exceções para os bens importados, do imposto de importação, calculado pela aplicação da alíquota de 50% sobre o montante que ultrapassar o limite de isenção; e para os bens nacionais, do imposto sobre produtos industrializados, também calculado pela aplicação da alíquota de 50% sobre o montante que ultrapassar o limite. Caso o viajante adquira bens nacionais e bens importados na loja franca, a quota de isenção será primeiramente utilizada para isentar os bens importados.
Marco Maia argumenta que a autorização de instalação de lojas francas para a venda de mercadoria nacional ou estrangeira, em cidades brasileiras, surgiu com o objetivo de estimular o desenvolvimento dos municípios caracterizados como cidades-gêmeas de cidades estrangeiras na linha de fronteira do Brasil. “Diante do fluxo de pessoas nessas regiões, é interessante que ocorra alguma desoneração para que o comércio nacional faça frente à concorrência situada no país vizinho”, pondera, ao salientar que, por outro lado, foi constatada situação que desestimula a compra de produtos nacionais em loja franca.
O deputado avalia que a tributação do montante que ultrapassa a quota de isenção é unificada no imposto de importação. “Ocorre que não há como defender a incidência do imposto de importação, mesmo que no regime de tributação especial, sobre bens nacionais comercializados nas lojas francas de entrada, sob o risco de completa desvirtuação da conceituação jurídica de bem importado, e consequente questionamento judicial. Com efeito, faz-se necessário criar regime específico para as mercadorias nacionais, unificando a tributação na figura do imposto sobre produtos industrializados”, justifica.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br